2 pensou em “Foto Histórica – Estádio do EC Noroeste (Bauru-SP) – Década de 40/50

  1. Antonio Mario Ielo

    Julio,

    Interessante e importante observação.

    Este escudo do EC Noroeste, é idêntico a da AA Botucatuense, rival regional nas primeiras décadas, de 10, 20 e 30, com as iniciais do nome diferentes e obviamente as cores.

    Observa-se também que o clube já havia aportuguesado seu nome, nas palavras Esporte Clube, que ocorreram durante a década de 30 ou 40.

    Hoje temos, o escudo idêntico ao do EC Sírio de São Paulo, indicando que, em algum momento histórico o escudo foi alterando, talvez por simpatia étnica com o clube de origem síria de São Paulo.

    Lembrando o alerta do Rosélio Basei, que não basta simplesmente alterar as iniciais quando do aportuguesamento, que deve ser o caso do Noroeste de Bauru, ou seja, na versão atual do escudo, não existiu com as iniciais “S”, “C” de Sport Club, e sim, este da “fachada”, ou outro escudo anterior.

    No meu caso, que atualmente estou catalogando todos os jogos da AA Botucatuense, desde sua fundação, bem como suas representações no escudo e uniformes e de seus adversários, é relevante estas informações, considerando os vários jogos realizados entre a Botucatuense e o EC Noroeste, Luzitana FC e Smart FC de Bauru, nas décadas de 10, 20 e 30.

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *