Ferreira Pinto Athletico Club – Rio de Janeiro (RJ): Fundado em 1919

O Ferreira Pinto Athletico Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O “Tricolor Litográfico” ou “Tricolor Leopoldinense” foi Fundado no domingo, do dia 16 de Março de 1919, na aprazível Estação de Amorim (Nos anos 40, mudou o nome para Carlos Chagas e a partir da década de 60: Manguinhos), como Ferreira Pinto Football Club.

A Sede do clube estava situado na Avenida dos Democráticos, nº 07, no Bairro de Bonsucesso (atualmente, após uma remarcação, a localização passou para o bairro de Manguinhos). A 1ª Diretoria foi constituída da seguinte forma:

Presidente – Emilio de Araujo;

Vice-Presidente – Abel da Silva;

1º Secretário – Antonio Pinho;                             

2º Secretário – Eugenio de Mello;

1º Thesoureiro – Hermes Gianfratti;

Captain Geral – Balthazar de Magalhães.

No sábado, do dia 22 de Julho de 1950, inaugurou a nova e suntuosa Sede, localizada na Rua Uranos, nº 497, no Bairro de Bonsucesso (atualmente, após uma remarcação, a localização passou para o bairro de Manguinhos), na Zona Norte do Rio. Além do futebol, o clube também era atuante em outras modalidades esportivas: Malha, Xadrez e Ping-Pong (Tênis de Mesa).

 

Ajudou a criar a Liga Graphica de Sports

A equipe Ferreirapitense foi um dos fundadores da Liga Graphica de Sports (LGS), Fundado na terça-feira, do dia 20 de Novembro de 1923, pelos clubes: Jornal do Commercio Football ClubSport Club Papelaria UniãoBaptista de Souza Football ClubO Jornal Football Club A Noite Football ClubSport Club Imprensa Naval.

Campeão Invicto da LGS de 1925

Foi vice-campeão do Campeonato da Liga Graphica de Sports em 1924 e campeão invicto em 1925. Em 1926, se filiou a Liga Brasileira de Desportos (LBD). No mesmo ano disputou o Torneio Início da LBD.

 

Campeão da Série B da LBD de 1926

Depois o Ferreira Pinto se sagrou Campeão da Série B da Liga Brasileira de Desportos (LBD) de 1926. Foram 14 jogos, com 24 pontos somados de 28 possíveis. O ataque assinalou 56 (média exata de 4 gols por partida), enquanto a defesa sofreu 20.

 

Algumas formações dos anos 20

Time de 1924: Delphim; Antoniel e Arlindo; Antonio, Waldemar e Euclydes; Fernandes, Polycarpo, Ismael e Christovão. 

Time de 1926: Jayme; Eduardo e Antoniel; Heitor, Vieira e Romano; Moacyr, Olivio, Ismael, Maneco e Waldemar. 

Time de 1927: Jayme; Nico e Antonise; Pacheco, Vieira e Romano; Protasio, Olivio, Ismael, Catharino e Ferreira

Time de 1942: Durvalino; Reynaldo e Nonô; Polícia (Júlio), Germano e Victorino; Fura, Jura (Fogueira), Alfredinho, Álvaro e Luiz.

Curiosidade

Litografia ou litogravura (do grego λιθογραφία, de λιθος-lithos, pedra e γραφειν-graféin grafia, escrita) é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária ou placa de metal) com um lápis gorduroso.

A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo. Ao contrário das outras técnicas da gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acúmulo de gordura sobre a superfície da matriz.

E não por meio de fendas e sulcos na matriz, como na xilogravura e na gravura em metal. Seu 1º nome foi “poliautografia“, significando a produção de múltiplas cópias de manuscritos e desenhos originais.

FONTES: A Rua: Semanário Ilustrado (RJ) – A Razão – A Manhã – Gazeta de Noticias – A Noite -Correio da Manhã – O Paiz – Jornal dos Sports- Diário da Noite – Correio da Manhã

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Um comentário em “Ferreira Pinto Athletico Club – Rio de Janeiro (RJ): Fundado em 1919

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *