Associação Atlética União Carvalheira – Vassouras (RJ): Fundado em 1968

A Associação Atlética União Carvalheira foi uma agremiação da cidade de Vassouras, situado na Região Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. O Alvinegro foi Fundado na sexta-feira, do dia 05 de Janeiro de 1968, pelo Nilton Francisco Carvalheira. A sua Sede e o Estádio Amaral Peixoto ficavam localizado na Estrada de Vassouras, s/n, entre Vassouras e Barra do Piraí. Em razão do seu Estádio Amaral Peixoto não ter condições, os principais jogos eram disputados no Estádio Municipal de Vassouras.

Tricampeão Municipal

O União Carvalheira teve o seu ápice em meados da década de 70. Além do Tricampeonato Citadino de Vassouras, em 1975, 1976 e 1977, organizado pela Liga Vassourense de Desportos (Fundado em 03 de Março de 1964), outro aspecto chamou a atenção.

Com a paixão pelo futebol, Niltinho Carvalheira, um dos sócios da empresa de Materiais de Construção União Carvalheira, atuava como patrono e jogador do clube. Ele se encarregava de pagar todas as despesas do time, tratava dos reforços, além de jogar.

Uma “Pedra na chuteira” dos Grandes

Durante esse período, o União Carvalheira enfrentou grandes clubes do Rio, como o Vasco da Gama, Botafogo, Volta Redonda, Seleção Carioca, América, entre outros. Mas o que chamou a atenção foram os resultados. Empate com o Vasco (1976); vitória sobre a Seleção Carioca, em jogo-treino, em 1978, e, diante do Voltaço; e derrota para o Botafogo por 2 a 0.

Empate diante do Vasco da Gama

Na noite, às 20h, de quinta-feira, do dia 22 de Janeiro de 1976 – Empatou com o Vasco em 1 a 1 (renda de 12 mil cruzeiros), em amistoso. O atacante Luís Carlos  abriu o placar para o Vasco aos 17 minutos. E o meia Nunes empatou aos 27 minutos do primeiro tempo.

No segundo tempo, o União Carvalheira chegou a marcar o segundo gol, mas o árbitro Pedro Jacinto anulou, alegando impedimento na jogada! A decisão gerou protestos da equipe vassourense.  O União Carvalheira jogou assim: Miguel Banana; Robson, Marcos, Renato e Alonso; Nei e Nunes; Jair, Niltinho, Ubiratã e Lelé. Técnico: Jair Machado.

Na década de 80, o clube teve mais ênfase no futebol feminino, tanto de areia quanto de campo, onde enfrentou fortes equipes como o Radar, de Copacabana, o Volta Redonda, entre outros.  Contudo, não se sabe o porquê, mas o interesse pelo futebol diminuiu até chegar ao fim. Atualmente, o clube se transformou num Hotel Fazenda, chamado: Fazenda União Carvalhense, é feito uma das melhores cachaças da região.

Time de 1976: Miguel Banana; Robson, Marquinhos, Batista (Renato) e Nei (Alonso);  Zé Robson, Vermute (Nunes) e Jairzinho; Niltinho Carvalheira, Gessi (Ubiratã) e Cláudio Camarão (Lelé). Técnico: Jair Machado.

 Time de 1977: Sena; Robson, Marquinhos, Aloci e Nei;  Renato, Jairzinho e Eduardo; Gilmar, Niltinho Carvalheira e Cláudio Camarão. Técnico: Vicente Zanatori.

 Time de 1979: Miguel Banana; Robson, Marquinhos, Edinho e Batista; Zé Robson, Vermute e Cláudio Camarão; Gessi, Niltinho Carvalheira, e Jairzinho.

Vídeo da Sede: https://www.youtube.com/watch?v=PoZsXi4Zqs4

 

FONTES: Tribuna da Imprensa – O Fluminense – Jornal do Brasil –  Jornal dos Sports – Foursquare – YouTube

6 pensou em “Associação Atlética União Carvalheira – Vassouras (RJ): Fundado em 1968

  1. Antonio Carlos (Toninho)

    Nessa época, 1977/1978, eu Jogava no Fluminensinho mas conheci bem o União Carvalheira (timaço). Tive a honra de participar das peladas na casa do Miltinho e lembro bem do Banana brincando no gol, com seu chute absurdamente forte pedindo para que eu saísse da frente nos tiros de meta, do Cláudio Camarão excelente ponta esquerda, com quem tive o prazer de ir a um baile em Mendes (na véspera de um jogo) estreiando seu Fiat 147 amarelo (zerado), dos carros temáticos (Bigatti e Batmovel) parados numa garagem acho que do Nelinho e dos do mergulho na piscina após os rachas. Época saudosa!

  2. Sérgio Mello Autor do post

    Bacana Clayton! Caso tenha fotos dessa época nos enviem para agregarmos a história do clube!

    Forte abraço

  3. Clayton De Carvalho

    Tive o previlégio de fazer parte deste time por 2 anos., revesando no gol com o Miguel Banana.

  4. Sérgio Mello Autor do post

    Leandro, quando estava pesquisando sobre o clube, pedi ajuda para algumas pessoas que jogaram no União!
    Infelizmente, não tive ajuda de ninguém! Apesar disso, dentro das limitações consegui uma postagem simples, do clube.
    Creio que a minha colaboração foi feita!

    Att.

  5. Leandro Alamar

    Meu pai jogou no União carvalheira, e no dia 06/08/22 haverá um reencontro do pessoal da época na fazenda união carvalheira em vassouras seria bom fazer uma matéria lá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *