Geraldo Freitas do Nascimento nasceu no dia 10 de março de 1938, no bairro do Belém, em São Paulo. Herdou o apelido “Ditão” do pai, que havia sido zagueiro do Juventus, time no qual também iniciou sua carreira.
Foi contratado pela Portuguesa, em 1958, por Cr$ 750 mil e com ordenados de 16 mil cruzeiros. Fez sua estreia no dia 12 de abril, no estádio Ilha da Madeira, o atual Canindé. A Portuguesa venceu o amistoso contra o Juventus por 3 a 1, com gols de Orlando (2) e Ocimar. O time luso era formado por:
Félix, Bruno, Ditão, Juths, Mário Ferreira, Odorico, Hélio, Orlando, Servílio (Alfeu), Ocimar e De Carlo.
Foi vice-campeão paulista em 1960 e conquistou o terceiro lugar em 1964. A equipe lusitana era formada por:
Orlando, Jair Marinho, Ditão, Wilson Silva, Edilson, Pampolini, Nair, Almir, Dida, Henrique e Ivair.
Seu ultimo jogo pela Portuguesa deu-se no dia 16 de dezembro de 1965, em um empate por 1 a 1 com a Prudentina. A Portuguesa foi quarta colocada no campeonato daquele ano e o plantel era formado por:
Félix, Ulisses, Ditão e Edílson; Wilson Pereira e Wilson Silva; Almir, Ademar, Ivair, Nair e Neivaldo.
Sua saída do Canindé foi conturbada, tendo sido negociado com o Corinthians por Cr$ 200 milhões, em 6 de fevereiro de 1966. Na época, comentou-se que o presidente Bizarro da Nave, ao ver que perderia a eleição seguinte para o ex-presidente Mario Augusto Isaías, correu para vender Ditão ao Corinthians.
Ditão disputou três partidas pela seleção brasileira e conquistou a Taça Oswaldo Cruz em 1968.
canelada.com.br
Em 2 de março de 1966, dia do jogo entre Corinthians e Vasco pelo torneio Rio-São Paulo, no Pacaembu, o jornal A Gazeta Esportiva estampou em sua primeira página: “Vocês vão ver como é Ditão, Nair e Mané”. O Corinthians colocaria em campo pela primeira vez seus três principais reforços para a temporada: Ditão (zagueiro contratado junto à Portuguesa de Desportos), Nair (experiente volante que também havia chegado junto com Ditão da Portuguesa) e Garrincha. A imprensa paulista tratou então de criar um apelido para esse novo time do Corinthians com seus reforços de peso: Timão.
A Gazeta Esportiva criou o termo Timão.
A Gazeta Esportiva começou a chamar o Corinthians de Timão em suas manchetes e popularizou o apelido.