S.C. NACIONAL DE IPIRA/SC – CAMPEÃO DO OESTE – 1939

A FALTA DE PERIÓDICOS E DOCUMENTOS DA ÉPOCA, NÃO PERMITE-NOS OBTER MUITOS DETALHES SOBRE O FUTEBOL PRATICADO NO OESTE CATARINENSE NAS SUAS PRIMEIRAS DÉCADAS. AO LONGO DAS DÉCADAS DE 1920, 1930 E 1940, MUITOS CLUBES SURGIRAM E DESAPARECEREM SEM QUALQUER TIPO DE PUBLICIDADE.

AS DIFICULDADES DE TRANPORTES LIMITAVAM O INTERCAMBIO ESPORTIVO, E ASSIM, OS CLUBES DA REGIÃO DE CHAPECÓ E DA FRONTEIRA NO EXTREMO OESTE, FICAVAM RESTRITOS AOS AMISTOSOS LOCAIS OU CONTRA CLUBES DAS VILAS MAIS PROXIMAS.

NA REGIÃO DO VALE DO RIO DO PEIXE E CONTESTADO, A CONDIÇÃO ERA UM POUCO MELHOR, GRAÇAS A FERROVIA QUE INTEGRAVA CIDADES IMPORTANTES COMO CAÇADOR, VIDEIRA, TANGARÁ E JOAÇABA, E ASSIM, COM ESTA FACILIDADE, EM 1939 PODE SER DISPUTADO AQUELE QUE CERTAMENTE FOI O PRIMEIRO CAMPEONATO DE FUTEBOL DA REGIÃO.

A COMPETIÇÃO FOI PROMOVIDA PELA EMPRESA MOINHO DE TRIGO JOINVILLENSE, SEDIADA EM JOINVILLE, NO NORTE DO ESTADO, QUE INCUMBIU SEU REPRESENTANTE NA REGIÃO, SR. FINALE MONDINI, DE REALIZAR A ORGANIZAÇÃO E PROVIDENCIAR A COMPRA DE UM TROFÉU, QUE GANHOU O NOME DE ‘TAÇA PREDILECTA’.

O CAMPEONATO ERA AUDACIOSO E A INTENÇÃO ERA MOVIMENTAR 20 LOCALIDADES COM A SEGUINTE CARTELA DE JOGOS:

 

1ª RODADA – 12 DE NOVEMBRO DE 1939 – JOGO ÚNICO ELIMINATORIO:

RIO DAS ANTAS X BRASIL S.C. DE RIO CAÇADOR (Atual Caçador)

GRAMADO X PINHEIRO PRETO

PERDIZES (Atual Videira) X GAUCHO F.B.C. DE RIO BONITO (Atual Tangará)

SÃO LUIZ X ITAPUÍ

ATLANTE DE CRUZEIRO (Atual Joaçaba) X BOM RETIRO (Atual Luzerna)

BARRA FRIA (Distrito de Erval Velho) X RIO CAPINZAL (Atual Capinzal)

SPORT CLUB NACIONAL DE IPIRA X RIO URUGUAY (Atual Peritiba)

CURITIBANOS X CAMPOS NOVOS

VOLTA GRANDE X BARRA DO LEÃO (Distrito de Campos Novos)

BARRA DO PINHEIRO X PRINCEZA IZABEL

AS RODADAS SEGUINTES SE DESENROLARIAM DA SEGUINTE FORMA:

 


MAPA DA REGIÃO ABRANGIDA PELO CAMPEONATO

A 1ª RODADA NÃO SAIU COMO SE PLANEJAVA, JÁ QUE MUITAS LOCALIDADES NÃO CONSEGUIRAM ORGANIZAR TIMES PARA A DISPUTA, E POR ISSO, ALGUNS CONFRONTOS FORAM CANCELADOS.

O ATLANTE DE CRUZEIRO BATEU O TIME DE BOM RETIRO POR 9X0. EM PERDIZES, O TIME LOCAL VENCEU POR 5X0 O GAUCHO DE RIO BONITO.  O BRASIL DE CAÇADOR VISITOU O TIME DE RIO DAS ANTAS E VENCEU POR 4X1.

PRESUME-SE QUE MUITOS JOGOS ACABARAM EM CONFUSÃO, JÁ QUE OS ANIMOS ESTAVAM Á FLOR DA PELE, DIANTE DE UMA DISPUTA TÃO INÉDITA.

O TORNEIO SEGUIU AOS TRANCOS E BARRANCOS, TANTO É QUE AO INVES DE ENCERRAR-SE EM DEZEMBRO, ARRASTOU-SE ATÉ O MÊS DE FEVEREIRO DO ANO DE 1940.

APÓS MAIS ALGUMAS FASES ELIMINATÓRIAS, CREDENCIARAM-SE PARA A GRANDE FINAL O SPORT CLUB ATLANTE, DE CRUZEIRO, E O SPORT CLUB NACIONAL, DE IPIRA.

O SPORT CLUB ATLANTE, FUNDADO EM 1936, ERA O FRANCO FAVORITO, JÁ QUE HAVIA SE CLASSIFICADO PARA A FINAL SEM MAIORES PERCALÇOS E ERA O CLUBE MELHOR ESTRUTURADO JÁ QUE FICAVA SEDIADO NA REGIÃO CENTRAL DA MAIOR CIDADE DA REGIÃO.

O SPORT CLUB NACIONAL, FUNDADO EM 1938, HAVIA BATIDO O REPRESENTANTE DE RIO CAPINZAL E DEPOIS O BRASIL SPORT CLUB DE CAÇADOR NAS FASES ANTERIORES, E ERA O AZARÃO, REPRESENTANTE DE UMA PEQUENA VILA DE COLONOS DE DESCENDENCIA GERMANICA.

A FINAL FOI MARCADA PARA O DIA 25-02-1940, NO RECEM INAUGURADO CAMPO DO SPORT CLUB ALLIANÇA, DE CONCÓRDIA, CONTUDO FALTANDO POUCAS HORAS PARA A REALIZAÇÃO DO ESPERADO EMBATE, CHEGOU A NOTICIA DE QUE O ATLANTE HAVIA OFICIADO A SUA DESISTENCIA DE DISPUTAR A FINAL. ASSIM, A COMPETIÇÃO FOI GANHA POR W.O. PELO SPORT CLUB NACIONAL, QUE JÁ SE ENCONTRANDO EM CONCÓRDIA, E ENTÃO PROMOVEU UM JOGO TREINO PARA COMEMORAR O FEITO E NÃO DESANIMAR POR COMPLETO O BOM PÚBLICO QUE COMPARECEU AO ESTADIO DO ALLIANÇA.

ESTA CONQUISTA, DESCONHECIDA DE QUASE TODOS, ATÉ MESMO DO POVO DE IPIRA, É ATÉ HOJE, O MAIOR FEITO ESPORTIVO DA MINÚSCULA CIDADE, QUE TEVE SUA COLONIZAÇÃO INICIADA EM 1913, FOI DISTRITO DE JOAÇABA, CONCÓRDIA E PIRATUBA, EMANCIPOU-SE APENAS EM 1963, E ATUALMENTE CONTA COM POUCO MENOS DE 5.000 HABITANTES.

O SPORT CLUB NACIONAL SEGUE ATÉ OS DIAS ATUAIS COMO O PRINCIPAL CLUBE DE FUTEBOL DA CIDADE, SENDO O ADMINISTRADOR DO COMPLEXO ESPORTIVO MUNICIPAL ADÃO WILLIBALDO STEIN, REVITALIZADO EM 2009, E QUE CONTA COM UMA BOA ESTRUTURA DE VESTIARIOS E ARQUIBANCADAS PARA A REALIZAÇÃO DE JOGOS AMADORES, ALÉM DE UM CONFORTAVEL SALÃO DE FESTAS.  SUA PARTICIPAÇÃO EM CAMPEONATOS REGIONAIS VEM SENDO ESPORÁDICA E DISCRETA AO PASSO QUE O REENCONTRO DE EX-JOGADORES SEMPRE CONSTITUI UMA GRANDE ATRAÇÃO PARA CIDADE.

 

 

ESCUDO ATUAL

 

SEDE DO CLUBE

FONTE: Jornais A Noticia, Voz do Oeste, A Impresa, Google Maps, pesquisa do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *