O Comerciário Esporte Clube, atual Criciúma EC, nasceu no dia 13 de maio de 1947, uma sexta-feira. Nascia o time dos comerciários e moradores do centro da cidade.
O farmacêutico Adamastor Rocha fez uma doação em dinheiro e a doação de uma bola. Outros comerciantes e personalidades da cidade, como o político Heriberto Hülse, também fizeram doações.
O presidente eleito Sinval Bohrer presenteou a equipe com um jogo de camisas com listras verticais em azul e branco. Cada jogador ficou responsável pelo próprio calção, meias e chuteiras.
A bandeira com as cores do clube tinha ao centro o distintivo desenhado por Carlos Lacombe. O primeiro jogo ocorreu dois dias após a fundação, 15 de maio, contra outro time da cidade, o São Paulo.
O estádio Irineu Bornhausen, cedido pelo Ouro Preto Futebol Clube, recebeu um público empolgado e ansioso pela estréia do time do Centro. Antes do apito inicial foram tiradas fotos dos jogadores ao lado da madrinha Zélia Guimarães.
A equipe do Comerciário jogou com os onze fundadores: Lédio, Vante, Carlitos, Pedro, Zé Carlos, Carlos Borba, Homero, Cilo, Hamilton, Jacob e Nelsinho. O desempenho até que foi bom, mas faltou fôlego e o São Paulo venceu por 4 a 0.
Os dois times jogaram novamente no dia 8 de junho. Mesmo com nova derrota , houve muita festa. Saiu o primeiro gol na história do Comerciário. O autor foi Carlitos. Poucas vezes um gol foi tão comemorado. Após o jogo as mesas do Café São Paulo ficaram lotadas e os atletas foram aplaudidos ao chegar no local.
A primeira vitória saiu no terceiro jogo: Comerciário 3 x 2 São Paulo. Foi ainda em 1947 que o Comerciário realizou o primeiro intermunicipal. Jogando em Siderópolis, arrancou um empate em 3 a 3 contra o Grêmio Esportivo Macedo Soares.
Em 1978 o Comerciário mudou a denominação para Criciúma Esporte Clube, campeão da Copa do Brasil em 1991.
Fonte: acervo do autor e Tharcila Zock Werlich
Foto extraída revista do Comerciário de 1972