O clube também tinha carteirinha de sócios e a número 1, foi a dona Erinéia ( Dadá). Ela nos cedeu a carteirinha para postarmos as imagens ( matrícula 1)…é isso aí, Oriente no coração!
A verdadeira história contada e documentada
A escolha do nome do clube
” Todas as manhãs o sol surge no nascente ou oriente. Com a sua chegada a vida ganha uma nova dimensão, com alegria e a felicidade estampadas nos rostos das pessoas. Da mesma forma, o novo clube marcaria a vida da comunidade, espalhando muita alegria e felicidade entre todos. Para a juventude seria um fator de desenvolvimento, aprimoramento de sua vitalidade e condicionamento mental e físico”.
( Antônio da Costa).
As cores
” Os empregados entravam pela manhã no abatedouro com a roupa na mais completa alvura; saíam com a tonalidade vermelha do sangue do gado abatido “.
( Antônio da Costa).
Charge feita em homenagem aos clubes retratados na reportagem
A matéria completa do jornal Quarteirão de 1996.
Quebrar a monotonia dos fins de semana longe das atividades que envolviam o funcionamento do comércio e do matadouro local, foi o fator preponderante para a fundação do Oriente Atlético Clube por um grupo de pessoas, moradoras onde hoje estão localizadas a Rua Auristela, trecho inicial da Av. Areia Branca, final da Rua Nestor, Largo do Bodegão e Rua Macapá.
Essa idéia há muito já martelava a mente de Antônio Joaquim da Costa. Imbuído do espírito criador que trazia dentro de si, herdado de seus antepassados, reuniu um grupo de amigos que partilhavam do mesmo pensamento e na antiga Praça do Gonzaga, concretizaram um ideal: criar uma agremiação esportiva que preenchesse o vazio de seus domingos. Era o dia 13 de junho de 1927, data consagrada a Santo Antônio. Nascia o Oriente Atlético Clube. Também participaram dessa primeira reunião: Sílvio de Moraes, Orlando Borges do Amaral e Enéas Borges do Amaral.
A escolha do nome do clube e da cor de sua camisa foram as etapas seguintes para que a idéia vingasse. O nome partiu do próprio Antônio da Costa que denominou o novo clube de Oriente. A razão da escolha foi explicada: Todas as manhãs o sol surge no nascente ou oriente. Com a sua chegada a vida ganha uma nova dimensão, com alegria e a felicidade estampadas nos rostos das pessoas. Da mesma forma, o novo clube marcaria a vida da comunidade, espalhando muita alegria e felicidade entre todos. Para a juventude seria um fator de desenvolvimento, aprimoramento de sua vitalidade e condicionamento mental e físico.
A idéia da cor da camisa ser nas tonalidades vermelha e branca partiu mais uma vez, de Antônio da Costa prontamente justificada e aceita pelos presentes na discussão. Como é amplamente sabido, o Matadouro tinha, naquela época, uma grande importância para a região, pois quase todas as famílias tinham um de seus membros como funcionário do estabelecimento. Desse fato partiu a justificativa : Os empregados entravam pela manhã no abatedouro com a roupa na mais completa alvura; saíam com a tonalidade vermelha do sangue do gado abatido. Ficou ainda decidido que a cor preponderante seria a vermelha; aparecendo a branca no escudo, nas mangas e na gola.
As primeiras reuniões aconteceram nas casas dos fundadores e nas de algumas pessoas que ofereciam suas residências. O terreno para a construção do campo foi cedido, ainda uma vez mais, por Antônio da Costa. O local é o mesmo onde, ainda hoje está situado: Rua Nestor, 1107 a 1127.
O Oriente participou da Liga Suburbana de Futebol em companhia deoutros clubes do antigo Distrito Federal. Conseguiu ao longo de sua existência grandes feitos e foi, com o Manufatura, o maior conquistador de títulos da 2ª divisão do Departamento Autônomo da Federação de Futebol.
Jogadores de grande categoria e profissionais defenderam as suas cores: Domingos da Guia, Médio, Hemetério etc. Por suas fileiras, grandes jogadores marcaram época: Zézinho Menezes, Osorinho, Bujeca, Russo, Aditão, Alceu, Farrel, Goniglo, Julinho, Athanázio, Doca, Daniel, Wilson, Pedrinho, Aloísio, Babá, Tião Pé-de-Cachorro, Itagoré Barreto, Dito Anu, Decinho, Luizinho, entre outros.
Uma figura marcou de forma insofismável o Oriente e cuja presença todos lembram com grande admiração foi a de Zézinho Menezes que, como técnico do clube, levantou grandes títulos e sempre mereceu o respeito dos jogadores pelo modo carinhoso porém enérgico, como conduzia a equipe em cada partida disputada.
Das diversas equipes que compuseram a história do Clube, uma merece destaque pela campanha e pelo título inédito conquistado : Super Campeão da 2ª divisão do Departamento Autônomo da Federação Metropolitana de Futebol do Rio de Janeiro.
Ao final de uma longa disputa, Oriente e Campo Grande classificaram-se em primeiro lugar e suas respectivas chaves. Eram duas equipes formadas por grandes jogadores. Três partidas foram marcadas para o Campo do Bangu: a 1ª terminou em 1×1, a segunda 2×2 e a terceira e decisiva foi vencida pelo Oriente por 2×1, com dois gols do meio campista Athanázio. A equipe campeã teve a seguinte formação: Daniel, Gambá e Louro; Célio, Athanázio e Inho; Tião de Ambrósio, Lalinho, Wilson Babá, Dito Anu e Deco. Ano de 1957.
Com o passar do tempo o Oriente, em face de más administrações, acabou perdendo suas dependências para estranhos que, ao longo dos últimos anos, usufruíram de seus bens. Tudo aconteceu apartir de 1985. Todas as atividades esportivas foram suspensas.
Porém, para que a chama não se apague de uma vez e a lembrança desse grande clube permaneça entre nós, uma figura feminina, encarnando a força dos antigos fundadores, guarda farto material da entidade e realiza todo o ano, no dia 13 de junho, a procissão ao padroeiro. Seu nome: Elvira da Costa Viana, guerreira e a chama viva dos que não se abatem e morrem defendendo um ideal.
Há na comunidade uma fé de que um dia o Oriente volte a ser uma grande equipe e todo patrimônio retorne para as mãos dos seus legítimos donos. Que as autoridades do nosso Estado e do Município do Rio de Janeiro façam alguma coisa. O Oriente é um patrimônio da comunidade santacruzense. E para essa comunidade, devem voltar-se todos os resultados do uso de suas dependências.
Depoimentos: Elvira da Costa Viana, Alcir Solé, Dito Brasil, Athanásio, Wilson Babá e Jorge Machado.
Matéria retirada do jornal local denominado Quarteirão, datado de maio/junho de 96.
O começo
Dados iniciais :
(Escudo oficial do time de futebol)
Nome original: Oriente Atlético Clube
Data de Fundação: 13/06/1927
Local : Santa Cruz, Rio de Janeiro/RJ
Estádio: Luiz Gonzaga Moreira da Silva.
Cores do uniforme: encarnado e branco
______________________________________________________________________Após a extinção da Federação Atlética Suburbana, os clubes que dela faziam parte se sentiram desprestigiados com a política estabelecida pela Federação Metropolitana de Futebol. Na tentativa de mudar esse quadro, criou-se o Departamento Autônomo em Assembléia realizada no dia 7 de julho de 1949, da qual fizeram parte os seguintes clubes: Bento Ribeiro F.C., E.C. São José, Irajá A.C., Del Castilho F.C., Mavílis F.C., Engenho de Dentro A.C., Manufatura Nacional de Porcelana F.C., Cacique F.C., Sampaio A.C., Oriente A.C., E.C. Guanabara, Distinta A.C., E.C. Valim, E.C. Coríntians, A.A. Portuguesa, Cruzeiro F.C., Kosmos A.C., Atilla F.C., A.A. Nova América, Andaray A.C. E.C. Oity, A.C. Nacional, E.C. Royal, E.C. Anchieta e Realengo F.C.
O primeiro campeonato aconteceu em 1949 foi disputado pelas seguintes associações:
- SÉRIE URBANA – Confiança A. C., A.A. Nova América, E.C. Benfica, Clube dos Cariocas, Del Castilho F.C., Cacique F.C., A.A. Portuguesa, Sampaio A.C. e Andarahy A.C.;
- SÉRIE SUBURBANA – E.C Valim, Manufatura Nacional de Porcelanas F.C., Irajá A.C., S.C. União, E.C. São José, E.C. Anchieta, Progresso F.C. e Engenho de Dentro A.C.;
- SÉRIE RURAL – Campo Grande A.C., E.C. Guanabara, Kosmos A.C., Realengo F.C., Cruzeiro F.C., Oriente A.C., E.C. Oity, Distinta A.C., S.C. Rosita Sofia e E.C. Coríntians.
Os primeiros campeões do Departamento Autônomo foram: Engenho de Dentro A.C. – Campeão Amador – e o Cruzeiro F.C. como Campeão Juvenil. Durante mais de dez anos o D.A. organizou com sucesso os campeonatos dos clubes amadores pela FMF, até seu encerramento oficial em 1960.
O D.A. foi extinto, dando lugar ao Departamento de Futebol Amador da Capital. Hoje se chama Campeonato Estadual de Futebol Amador da Capital, promovido pela FFERJ, incluíndo também as categorias Infantil e Juvenil.
Anos que foi campeão:
** 1931 – Oriente Atlético Clube **
1951 – Oriente Atlético Clube
1952 – Oriente Atlético Clube
1957 – Oriente Atlético Clube
1958 – Oriente Atlético Clube
1979 – Oriente Atlético Clube
1981 – Oriente Atlético Clube
1983 – Oriente Atlético Clube
(**) A Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT) continuou organizando campeonatos Estaduais até 1932. Embora esses campeonatos sejam formalmente campeonatos estaduais, a atual Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro não os lista na cronologia oficial do Campeonato Carioca.
fontes : http://pt.wikipedia.org/wiki/Departamento_Aut%C3%B4nomo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Carioca_de_Futebol
______________________________________________________________________
O Hino do clube
ORIENTE, ORIENTE
ÉS FIBRA ESPLENDOR E TRADIÇÃO
ORIENTE, ORIENTE
NO FUTEBOL É SEMPRE CAMPEÃO
ORIENTE, ORIENTE
GUARDO-TE EM MEU PEITO VARONIL
ÉS PRA MIM MAIS UMA GLÓRIA
DO ESPORTE NO BRASIL
VÊ NA SUA TRAJETÓRIA
GRANDES FEITOS IMORTAIS
CADA DIA, NOVA GLÓRIA
CONCRETIZA O TEU CARTAZ
TUA GENTE , TÃO VALENTE
RESOLUTA E AUDAZ
COLABORA ARDENTEMENTE
COM TEUS FEITOS E IDEIAIS
___________________________________________________________________
Também havia o hino da torcida…
ORIENTE, SEMPRE ORIENTE
CLUBE DA MINHA PAIXÃO
COM AS CORES ENCARNADO E BRANCO
ORIENTE DO MEU CORAÇÃO
OS JOGADORES SÃO DISCIPLINADOS
E A TORCIDA TEM EDUCAÇÃO
ORIENTE É TIME DE CRAQUES
NÃO DÁ CONFIANÇA NÃO
QUANDO EU MORRER, QUERO MEUS CAMARADAS
QUE DE VELUDO CUBRA O MEU CAIXÃO
COM AS CORES ENCARNADO E BRANCO
ORIENTE DO MEU CORAÇÃO
Fonte e Fotos: http://orienteatleticoclube.webs.com/
Os juniores do Fluminense fizeram um amistoso no Oriente contra o Central ( time amador da região) saiu no Jornal dos Sports na Época, foi entre 1995 e 1999 alguém tem essa matéria do JS ?
SAUDADE DO (ORIENTE ATLETICO CLUBE) E DO CAMPEONATO AMADOR REGISTRADO PELA FERJ.
Bom… A lista é razoável: Bento Ribeiro F.C. – E.C. São José, Irajá A.C. – Cacique F.C. – E.C. Oity, A.C – Clube dos Cariocas – Progresso F.C. Puxando pela memoria… Acho que são esses, mas só confirindo um a um. Rsrs
Não é fácil! Rsrsr
Abração!
Sérgio
Destes clubes citados quais você não possui escudo? Desculpe a indiscrição rsrsrs.