
O Barros Futebol Clube é uma agremiação da cidade de Nova Iguaçu (RJ). Fundado na segunda-feira, do dia 22 de Março de 1976, por um grupo de jovens desportistas de Santa Rita. A sua Sede e o Estádio José Caxixa, o “Caxixão” estão localizados na Avenida Francisco Baroni, nº 545, no bairro Jardim Santa Rita (é caminho para a Reserva Ecológica de Tinguá), zona verde de Nova Iguaçu (RJ).
É uma das mais renomadas agremiações esportivas da Baixada Fluminense. As suas cores o azul e o amarelo, seu escudo traz ao centro a representação da figura de quatro pessoas de mãos dadas formando um círculo, cada uma das pessoas tem uma representação, ou seja, o trabalho, o respeito, a união e a união em torno do esporte.

O Barros já faturou o título do Campeonato Citadino de Nova Iguaçu da 1ª Divisão, em três oportunidades: 1996 (bateu o Esperança na grande final), 1997 e 2000. Além disso, foi campeão da Taça Cidade de Nova Iguaçu em 2011. No Sub-20 foi campeão da Taça Cidade de Nova Iguaçu em 2016, em cima do Raça. Em 2005 e 2010, chegou na final diante da Linave, ficando com o vice-campeonato.


FONTES & FOTOS: site Papo Esportivo – Página do clube no Facebook – Jornal de hoje
Em 1976, eu era garoto e não me lembro bem daquele time. Mas meu tio dava total apoio ao clube. À partir dos anos 80 o Time do Barros teve grandes jogadores como Goleiros Zé Reco, Paulinho, Jorginho e Edu. Laterais Arnaldo, vovó, Tiguira, Toninho cabeção,Edson e Garrinchinha. Na zaga Vanderlei, Dinho, Tibirinha, Tecão, Firmino, Silas.No meio campo grandes craques como Ribamar, Márcio, Tico, Sérgio Smith, Aço, Hamilton, Serginho, Demizinho, Marcelinho Corumbá. No ataque os destaques eram Galinho, Milton Perigoso e muitos outros. O Barros FC era celeiro de craques e que já tiveram alguns jogadores profissionais!
Que timaço! Era aquele time que tinha como treinador João Barbeiro. Jogadores como: Edu e Jorginho; goleiros Dinho, outros craques como: Serginho, Ticão, Celsinho e Donga, Garrinchinha, Márcio, Hamilton, Demizinho, Galinho, Ricardo e Jorginho! Se chamavam de ‘Os Imbatíveis’.
Os torcedores faziam apostas altas sem medo de perder. Vinham equipes formadas com jogadores profissionais e nem assim conseguiam resultados positivos. Não tinha pra ninguém! E só saudades!