Inédito!! Brazil Foot-Ball Club – Maceió (AL): Disputou o Estadual de 1920

O Brazil Foot-Ball Club foi uma agremiação da cidade de Maceió (AL). Fundado no sábado, do dia 02 de dezembro de 1916, nas cores alvinegras. Posteriormente, foi reorganizado no domingo, do dia 10 de Setembro de 1922, alterando as cores para verde e amarelo. A sua Sede social ficava localizado na Rua Floriano Peixoto, nº 24, no bairro Ipioca, em Maceió (AL).

No domingo, do dia 25 de novembro de 1917, no ground do Centro Sportivo Eneas Campello um match dos segundos times do Eneas Campello e do Brazil Foot Ball Club, que teve arbitragem de Félix Lima Júnior.

Eneas Campello: Antonio ; Buarque e Hyppolito; Veronja, João Luiz e Raymundo Santos; Valente, Antonio II e Malta Pereira.

Brazil: Baena; Carvalho e Moacyr; Waldomiro, Durval e Salustiano II; Sizenando, Rodrigues, J. Sonto, J. Paulo e Aparício.

Referee: Salustiano Correia.

No domingo, do dia 2 de dezembro de 1917ocorreu uma partida amistosa entre os Primeiros e Segundos Teams do Brazil Foot Ball Club, em comemoração ao seu primeiro aniversário de fundação.

1º Team: Raphael; Osny e J. Bittencourt; Conde, C. Doria e Waldomiro; Salustiano (1º), Tunico, Julio Pitotinha e Archimedes.

2º Team: Baena; Elefante e Camelo; Palito, Durval e Sanum; Molengo, Minas Gerais, Julinho, Baiá e Carioca.

Disputou o Estadual de 1920

No futebol, o clube jogou o Campeonato de Maceió (depois ganhou o status de o Estadual) da 1ª Divisão de 1920, organizado pela Liga Alagoana de Desportos (LAD). O CRB se sagrou campeão, enquanto o Brazil terminou na 4ª colocação, num total de cinco equipes participantes.

Brazil derrota o campeão Alagoano

O jornal Vida Sportiva assim contou a história da peleja que foi elizado na tarde do domingo, do dia 12 de dezembro de 1920, no campo do CRB (Club de Regatas Brasil): um encontro amistoso entre os primeiros e segundos quadros do club local, campeão sem derrotas da L. A. D. e os mesmos quadros do Brazil Foot-Ball Club o penúltimo da tabella do campeonato.

Nos segundos quadros venceu o CRB por 1 a 0 e nos primeiros coube a vitória ao glorioso Brazil por 2 a 1. O jogo dos primeiros teams esteve admirável pois o Brazil Foot-Ball Club apesar da grande falta de treino, está com um team que, diga-se de passagem, dificilmente será vencido em Maceió.

A equipe do Brazil jogou desfalcada dos seus ótimos elementos Archimedes, Medeiros, A. Miguel e Barboza este último entrou em campo, mas após 10 minutos de jogo é inutilizado pelo center forward alvirrubro.

O CRB por intermédio de Sidney, Abel, Gallo e Pedro desenvolveu em jogo brutal e perigoso que talvez fosse a causa única da sua primeira derrota deste anno.

Ao contrário dos seus adversários, os alvinegros mantiveram-se sempre com lealdade desenvolvendo um jogo franco e leal conseguindo empatar a peleja durante o primeiro meio tempo, dada a saída para o segundo meio tempo os alvinegros que até aqui se tinham mantido sempre em defensiva, exerceram forte pressão sobre o seu terrível contendor que viu a sua barra varada por duas vezes consecutivas.

Depois destes feitos dos brazileiros o CRB desenvolve cerrado ataque sobre barra de Lula que se houve com maestria. Quando apenas faltavam 5 minutos para terminar a peleja, A. Gondim do CRB com um feliz tiro ao ângulo esquerdo do goal brazileiro, consegue o seu único e último ponto da tarde, os goals do Brazil, foram conquistados pelos destemidos: Oscar Calheiros e Araujo.

O CRB também jogou desfalcado de M. Gomes o Zé Azevedo, o que aliás nada influiu, pois foram muito bem substituídos.

Algumas Diretorias

No mês de novembro de 1920, o Brazil Foot-ball Club elegeu a nova diretoria, que assim ficou constituída:

Presidente de honra – Antonio de Souza Almeida;

Presidente – Manoel Roberto de Araujo;

Vice-presidente – José Eusebio de Barros;

1° Secretario – Tancredo Silva;

2º Secretario – José Angetunes Netto;

Vice-thesoureiro – Luiz Falo Sobrinho;

Thesoureiro – Raphael Anrias de Almeida;

Director de Sport – Hildebrando Silva;

Vice-director de Sport – Vicente dos Santos Camelio;

Orador – Raul Falcão;

Commissão Fiscal – Pedro Henes Moreira, Salustiano Eusebio de Barros, Anthenor Marques e Apparicio Lins;

Archivista – Bernarline Lopes.

Empossou-se, em janeiro de 1923, a diretoria do Brazil Foot-ball Club, a qual é assim constituída:

Presidente de honra – Dr. Ernandi Teixeira Basto; Vice-presidente de honra – Alberto Mello; Presidente – José Fernandes de Barros Lima Filho; Vice-presidente – Salustiano Eusebio de Barros; 1º Secretario – Joaquim Maciel Filho; 2º Secretario – José Farias de Almeida; Thesoureiro – Durval Prado; Orador – dr. Alfredo de Barros Lima Junior.

Brazil derrota Sport Club Viçosense

Os viçosenses encheram-nos de gratas satisfações. Como é sabido do programa publicado no nosso nº passado e em avulsos fizemos-lhes carinhosa recepção, dando-se o encontro do nosso povo com suas Embaixada e equipe na Rua General Clodoaldo da Fonseca, às 19 horas, do sábado, do dia 22 de setembro de 1923.

Está na estima publica a imponência do préstito até a sede da Municipalidade onde discursaram os oradores oficiais do nosso club Brazil Foot-ball Club e do Viçosa, Sport Club Viçosense e o seu prosseguimento no palacete da hospedagem, ne rua Dr. Fernandes Lima, onde foram aqueles ilustres e queridos amigos cumulados de obséquios até o seu retorno.

No domingo, do dia 23 de setembro de 1923, pelas 5 da manhã, foi celebrada Missa Campal de inauguração do Campo esportivo do Brazil Foot-ball Club comparecendo ali seleta e empolgante assistência de fieis.

A imponência do ato divino juntara-se o cortejo solene das duas músicas e cânticos festivos de envolta aos treinos saudosos e inocentes dos passarinhos, as romper d’alva, hora em que terminou a função sagrada.

Ao meio dia foi oferecido um banquete à exma. Embaixada e aos sportmans estranhos tomando parte na mesa as principais autoridades locais, havendo, nessa ocasião, brindes pelos oradores das equipes.

Às 14 horas, a sessão cívica e oferta da bandeira auriverde ao B. F. C. por suas gentis torcedoras, sendo interpretes da oferta e agradecimento a senhorinha Marilli Moraes e o ilustre sportman Dr. Henrique Costa.

Às 15 horas, em seguida, o empenho das duas esquadras no belo e vasto campo do B. F. C. Travado o combate, que foi renhido, um “schot” do Mendes deu a glória de vencedor ao nosso team com a “score” de 1 a 0, terminando o tempo com o congraçamento generoso e desapaixonado dos nossos jogadores e amigos com os Viçosenses.

Referiu (árbitro) a partida o sr. Dalmario Souza.

Seguiram-se festas de regozijo na segunda-feira, do dia 24 de setembro de 1923, combateu novamente, em nosso gramado a Sport Club Viçosense com a C. S. P. levando de vencida o Viçosa com a contagem de 2 a 1 contra o Club Sportivo Palmeiras.

Atuou a disputa o sr. Dr. Henrique Costa.

Acima de qualquer feição partidária, frisamos aqui a nossa glória pela aproximação cordial das famílias viçosenses e palmeirenses.

Povo culto e de vistas avançadas, aplicou-nos mais ume vez, recebendo nossos obséquios de hospedagem com máxima fidalguia e intuitos alevantados de congraçamento social entre esta e a sua bela cidade.

A eminente Embaixada que se compunha dos mais primorosos elementos sociais viçosenses marcou, entre nós, ume época de saudosas recordações pela diplomacia de seus egrégios membros, notadamente os exmos. Drs. Brandão Villela e Arnaldo Marta.

Nossa querida Palmeira, pois, sem pretender ofender tão distintos amigos, ganhou duplamente com a visita de Viçosa sportiva.

Ganhou no combate de seus sportmans e muito mais ainda pela felicidade de hospedar cavalheiros tão distintos e ilustrados.

Saudosamente separados da honrosa visita fazemos votos porque em breve tenhamos o gozo de visita-los, ainda uma vez, em seus penates para receber-lhes os influxos amigos e maior estreiteza de relações e simpatias.

Seguem-se es equipes que tomaram parte nos jogos:

Entre as justas alegrias deste povo excelentemente católico e sumamente que se compõe esta primorosa Paróquia de Palmeira vai ser realizada hoje som faustosas pompas litúrgicas encantadora e excepcional mente piedosa festa do Sagrado Coração

A considerar a grandeza dos quatro Centros do Apostolado da Oração de nossa Matriz, Palmeira de Fora.

Brazil: Costa; Horácio e Mello; João, Álvaro (Cap.) e Leão; Jolino, Mendes, Leite e Anatólio  e Augusto.

Viçosense: Zécypriano; M. Vieira e J. Viegas; Chaves, Nouziho e Zémetta; Otheniel, Leodegerio, Zécarnauba (Cap.), L. Viegas e Lepido.

C. S. P.: José; Floriano e Olympio; Ferro, Cerqueira e Canuto; Arestides, Alypio, Passos (cap), Hermelindo e Moura.

FONTES: Diário de Pernambuco (PE) – Diário do Povo (AL) – O Malho (RJ) – Vida Sportiva (RJ) – O Índio (AL)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Alagoas, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Inédito!! Brazil Foot-Ball Club – Maceió (AL): Disputou o Estadual de 1920

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Obrigado pelas palavras, Armando.
    O intuito é sempre trazer raridades para os fãs do História do Futebol.
    Um forte abraço e Feliz 2025!

  2. Armando Mallmann

    Senhores, uma raridade esse escudo, camisa e a história!
    Uma obra de arte. Parabéns sr. Sérgio Mello por esse magnifico trabalho.
    O seu site é, de fato, uma enciclopédia do futebol!
    Att.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *