Botafogo ou Militar?

Botafogo Esporte Clube_Teresina 2Botafogo Esporte Clube_Teresina 4

Olá amigos!

Há muitos anos atrás recebi este escudo como sendo do Militar de Teresina, porém depois disso recebi ele em preto e branco como sendo do Botafogo que aliás está em quase todos os sites, agora achei esta foto da camisa do Botafogo no site Times do Brasil reforçando a idéia de que o escudo seria mesmo do Botafog, porém em amarelo e preto. Alguém confirma?

3 pensou em “Botafogo ou Militar?

  1. Estenio Oliveira Da Silva

    não sei se o escudo era amarelo a camiza tambem so sei que pra mim o nosso botafogo piauiense sempre vai ser alvinegro queira ou não queira es aquestão.

  2. Antonio Mario Ielo

    Rosélio

    Também tenho dúvidas sobre o escudo do Botafogo EC e ou do Militar SC, ambos de Teresina.

    Com o esclarecimento do Rodolfo em relação ao Militar SC com referencia as suas cores, somado a foto da pagina 58, do Livro “Piauí, 100 anos de futebol”, de Severino Filho Buim, que tem um jogador do Botafogo com uniforme e escudo identico ao Botafogo do Rio, conclui-se que o escudo do Botafogo de Teresina seja identico ao do Botafogo do Rio, como muitos pelo Brasil.

    É bom lembrar que o escudo do Fluminense e do Flamengo de Teresina também são identicos aos do Rio. Existiu também em Teresina um America F.C. e um Bangu F.C. que eu não conheço seus escudos ou cores.

    Mas, (sempre tem um mas…) na pagina 45 tem uma foto da equipe do Botafogo de 1938 com uma camisa tricolor, com dois militares fardados na foto. Tem também na pagina 47 uma foto da carterinha associativa de um militar fardado do Botafogo.

    O Botafogo é fundado em 1932, ano que o Militar SC foi campeão. Em 1934 o Botafogo com apenas 2 anos de fundação é campeão, justamente no ultimo ano que o Militar SC disputou seu ultimo campeonato.

    Seria então que os melhores jogadores do Militar SC se transferiram para o Botafogo?

    O Botafogo disputou seu ultimo campeonato em 1977. Este clube ainda esta em atividade?

    É bom lembrar também, que existiu dois “Tiradentes” em Teresina, o Tiradentes Atletico Clube que no livro afirma que não é o mesmo da Sociedade Esportiva Tiradentes, oriundo do Clube Tiradentes dos Subtenentes e Sargentos da Policia Militar, que mudou o nome e estatuto em 1972.
    A mesma década de acessão da SE Tiradentes marca a decadência do Botafogo.

    É fato que em Teresina os militares da Policia Estadual sempre estiveram presentes no futebol.

    Seria então a Sociedade Esportiva Tiradentes (azul e Amarelo) um novo clube dos antigos sócios do Militar?

    Se isto for verdadeiro, poderiamos então encontrar alguma documentação neste clube sobre o existo Militar?

    Muitos livros de história de futebol não tem a mesma rigorosidade ao publicar os escudos, como no conteudo estátistico e cronologico. Vide os erros cometidos no livro do seu Rubens para a Federação Paulista ou da História do Campeonato Carioca.

    Mas no caso do Livro do Severino o escudo do Botafogo comprova com foto da pagina 58.

    Bom, se este escudo não é do Militar e não é do Botafogo, então, foi inventado por alguem? ou em outras épocas o Botafogo teve este escudo. E a cor amarela?

    Bom, esta camisa preta e amarela é uma obra fantasiosa do “colecionador”. Com a palavra o “colecionador”…

    Só para completar, exite um Botafogo na cidade de Parnaíba-PI, com o escudo identico ao Botafogo do Rio.

    abs.

    Em tempo: Amigos coloquem suas duvidas no Blog…

  3. Rodolfo Kussarev

    Olá Rosélio.
    Também já tive essa dúvida e até cheguei a pensar que se tratavam do mesmo clube, ou seja, que o Militar teria se transformado em Botafogo ou coisa do gênero, até porque, o desaparecimento do primeiro acontece concomitantemente ao surgimento do segundo.
    Com relação ao escudo, esse, definitivamente, não é do Militar, que tinha as cores azul, vermelha e branca. O que resta de dúvida é saber se o Botafogo sempre foi assim, até porque, tenho um escudo igual ao do time do Rio de Janeiro também como do Fogão piauiense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *