Álbum “Varzeana Paulista”, anos 50/60: Esporte Clube Sampaio Moreira, do Tatuapé – São Paulo (SP)

O Esporte Clube Sampaio Moreira, do bairro do Tatuapé, foi fundado no dia 1º de setembro de 1929.A Sua sede se situa na Rua Tijuco Preto, nº 1.023 (excelente salão de festas) com entrada pela Rua Vilela, nº 892, no bairro do Tatuapé, na Zona Leste da cidade de São Paulo (SP).

Seu nome é referência a um antigo e grande proprietário de terras no bairro.  Seu primeiro fardamento foi ofertado por Tomaz Aurichio e sua primeira equipe foi formada com elementos do Lusitana F.C., agremiação que estava sendo extinta na ocasião.

Foram seus fundadores e primeiros diretores: José Pires, Gonçalo Peres, Santos de Oliveira, Carlos Augusto da Cunha, Nei da Conceição, Ramão Garcia Alonso, Antonio Deleni, Alcides Thiago, Brasilino Delmando, Ernesto Batalha, Ângelo Leonda, Ângelo Pagone, João Sábio, Henrique Moraes, Joaquim Cruz e Antonio Marrero.

O Esporte Clube Sampaio Moreira e o Vila Primavera Futebol Clube, eram as duas equipes mais temidas da região.

No ano de 1935 disputou a 2ª Divisão do Campeonato Paulista de Futebol.

O Sampaio Moreira é, sem dúvida alguma, um dos grandes campeões do bairro. Entre seus inúmeros títulos conquistados destacamos os seguintes: Campeão da Série M. Penha e Belém de 1934, Campeão do Tatuapé em 1940, Campeão Varzeano do IV Centenário, Campeão Amador da Capital do IV Centenário, Campeão do Setor 8 de 1955, Campeão do Torneio Tamanqueiro de 1955, Campeão Varzeano de 1956, Vice-campeão Amador da Capital em 1956, Bicampeão Amador do Estado de 1957 e 1958, Bicampeão Amador da FPF 1959 e 1960, Vice-campeão Amador da Capital 1959 e 1960, Campeão da Seme Setor Leste 1980.


FONTES: site do clube, Almanaque do Futebol Paulista, álbum de figurinhas “Varzeana Paulista” dos anos 50/60 – historiador Waldevir Bernardo, o “Vie”.

3 pensou em “Álbum “Varzeana Paulista”, anos 50/60: Esporte Clube Sampaio Moreira, do Tatuapé – São Paulo (SP)

  1. Ademir Soares dos Santos

    Tenho um enorme carinho por esse clube tive a oportunidade de treinar na minha adolescência com o professor Paulo Borges ex-jogador do Corinthians infelizmente hoje falecido !!! Hoje sou diretor de um clube da várzea União imperial de Guaianazes categoria 50tão gostaria de um dia ter o prazer de levar meus velhinhos para jogar nesse clube maravilhoso!!! Um abraço a todos!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *