Grêmio Sportivo Renner – Porto Alegre (RS)

Olá amigos! Segue uma raridade, o escudo antigo do Renner de Porto Alegre

100_4226

O Renner foi fundado no dia 27 de julho de 1931, por Victor Gottschold, Avelino Amaral e Apolinário Corrêa, entre outros, todos funcionários da A.J. Renner e Cia.
O clube realizou seus primeiros jogos na rua Frederico Mentz. Em 15/11/1935 o Renner inaugurou seu estádio na rua Sertório (esquina com a avenida Eduardo) vencendo o Taquarense por 5×4.
O estádio foi construído em um terreno doado por Antônio Jacob Renner. Em 1936 o clube participou da fundação da Liga Atlética Porto Alegrense (LAPA), ao lado do Portuário, Rio Guahyba, Gloriense e Arrozeira Brasileira.
Em 1937, com a divisão da principal liga portoalegrense, o Renner abandonou a LAPA e ingressou na facção da Associação Metropolitana Gaúcha de Esportes Atléticos que manteve-se fiel à CBD (AMGEA cebedense).
Em 1938 o clube venceu o Torneio Início e o campeonato municipal, disputando o campeonato gaúcho.
Com a unificação do futebol portoalegrense, realizou-se no primeiro semestre de 1939 o Torneio Relâmpago, com onze equipes e que classificaria os cinco primeiros para a Série A, ficando os restantes na Série B.
Renner, Cruzeiro e Americano terminaram o torneio empatados em 4º lugar. No Torneio Desempate o Renner ficou em último, perdendo a vaga na Série A.
Em 1940 o clube analisou a possibilidade de alterar seu nome para Industrial ou Navegantes, para adequar-se aos estatutos da AMGEA.
Nesta temporada, com uma grande campanha na Série B, o clube teve seu atacante Caburé (artilheiro da competição) convocado para a Seleção Brasileira que disputaria o Campeonato Sul-Americano na Bolívia (os clubes gaúchos recusaram-se a ceder seus atletas e Caburé jamais jogou pela Seleção).
Precisando apenas de um empate para ganhar o campeonato da Série B, o clube perdeu para o Porto Alegre, desperdiçando a chance de subir à Série A.
Na melhor de três com o Porto Alegre, o clube foi novamente derrotado e ficou em segundo lugar. No ano seguinte o clube resolveu não inscrever-se para disputar o campeonato da Série B.
Em 1942 o clube venceu o campeonato da Série B mas não conseguiu o acesso para a Série A. Em 1944, novamente consegue o título, conquistando o direito de ascender à série principal.
Em 1951 o Renner foi vice-campeão juvenil, repetindo o feito em 1953 e 1957. Mas o grande momento do Renner foi na temporada de 1954.
O clube sagrou-se campeão citadino de 1954 com três rodadas de antecipação ao vencer o Juventude por 9×2, no dia 08.01.1955. A seguir, conquistou o campeonato gaúcho de 1954, ao vencer o Ferrocarril por 2×0, em 30.01.1955.
Em 1957 disputou o Torneio Quadrangular do Rio de Janeiro, contra Bangu, Vasco e Fluminense. O final da década de 1950 marcou um período de crise do clube, que chegou a ter 5.000 sócios, mas era deficitário.
Como no final de cada temporada a empresa A.J. Renner tinha de cobrir o rombo financeiro, após o campeonato de 1958 decidiu-se extinguir o clube.
Entretanto, em 1960 a Federação Gaúcha concedia mais um ano de licença ao clube, a pedido de sua direção.
O clube era chamado de “Time dos Industriários“, e seu estádio era conhecido como Waterloo, porque os grandes clubes costumavam perder pontos jogando lá.
FONTE:  comunidade do Orkut “Futebol Portoalegrense”, do pesquisador Raul Pons.
Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 12. Rosélio Basei, Escudos, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Grêmio Sportivo Renner – Porto Alegre (RS)

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Primeiramente, obrigado pelas palavras.
    Com relação aos Pins que você possui… Tem algum escudo diferente dos distintivos conhecidos?

  2. Paulo

    Bom dia. Fiz a pesquisa sobre o Grêmio Sportivo Renner porque me encontrei vários “pins” de lapela datados de 1931 deste clube.
    Parabéns pela matéria .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *