Sport Club Germânia – São Paulo (SP): Década 40

O Sport Club Germânia (atual Esporte Clube Pinheiros) foi uma agremiação da Cidade de São Paulo (SP). Fundado no dia 07 de Setembro de 1899, por Hans Nobiling, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, O. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros.

O desportista, com este grupo de amigos de diversas nacionalidades, resolveu fundar uma equipe de futebol em razão de sua origem: nascido na Alemanha, desejou que seu time recebesse o nome de Germânia, mas como havia portugueses, espanhóis e italianos, entres outras nacionalidades, na fundação houve a opção por chamar o time de Sport Club Internacional para congregar as várias nacionalidades.

Voto vencido, mais tarde Hans, junto com os irmãos Wahnschaffe, afastou-se da equipe. Exatos dezoito dias depois os três fundaram a sua própria equipe. Com o nome de Sport Club Germânia a equipe disputou 26 vezes o Campeonato Paulista de Futebol, conquistando o título nos anos de 1906 e 1915, e chegou a contar em suas fileiras com Arthur Friedenreich, o primeiro craque do futebol brasileiro.

No futebol, o primeiro uniforme titular tinha camisa com a metade direita preta e a metade esquerda azul, calção e meias pretas. Mais tarde adotou camisa com listras verticais azuis e pretas, calção branco e meias pretas. Tinha ainda uniforme reserva com camisa e calção branco e meias pretas.

A equipe viu-se obrigada a mudar de nome no decorrer da Segunda Guerra, quando o governo do Brasil proibiu que equipes existissem com nomes de outros países através da campanha de nacionalização — desta forma, o Palestra Itália de São Paulo tornou-se a Sociedade Esportiva Palmeiras, o de Minas Gerais tornou-se o Cruzeiro Esporte Clube, o Hespanha Foot Ball Club, da cidade de Santos, tornou-se o Jabaquara Atlético Clube e o Sport Club Germânia tornou-se o Esporte Clube Pinheiros.

Com o final da Segunda Grande Guerra e com o advento do futebol profissional, assim como muitas outras equipes da época o Pinheiros optou por se tornar um clube social com suas áreas de recreação e esportes amadores.

 

FONTES: Gazeta Sportiva Ilustrada – Marlon Krüger Compassi

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Sport Club Germânia – São Paulo (SP): Década 40

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Olá Cláudia, boa tarde.
    Seria importante resgatar essas fotos, pois há poucas, infelizmente!
    Se concordar gostaria de publicá-las.
    Forte abraço

  2. Claudia Jonas

    Meu avó, Waldemar Jonas, neto de alemães, jogou no SC Germania. Tenho fotos dele com o time.
    Parabéns pela matéria sobre a comunidade alemã em SP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *