Independência Football Club – Manaus (AM): Fundado em 1925

O Independência Football Club foi uma agremiação da cidade de Manaus (AM). O clube alvirrubro foi Fundado no dia 07 de Setembro de 1925, na casa de número 267, na Rua Xavier de Mendonça, no bairro dos Tocos(atual bairro de Aparecida ). A casa onde o clube surgiu pertencia a Izauro Pacheco de Oliveira. Além de Izauro, outros fundadores do clube foram Etelvino Oliveira, Raimundo Caetete, Francisco Trindade e Jerônimo Ferreira.

A sua primeira diretoria foi constituída da seguinte forma:

Presidente – Jeronymo Ferreira Alves;

Vice-presidente – José Ramos da Silva;

Secretário – Eudemides dos Santos;

Tesoureiro – José Lopes da Silva;

Capitão – Marcolino Lopes.

As cores escolhidas para o nascente time foi o vermelho e branco e o motivo da escolha do nome do clube foi pelo fato de naquele dia estar sendo comemorado a data de independência do Brasil. O jovem Marcolino Lopes (que naquela época já fazia gols de bicicleta ) foi designado para ser o primeiro capitão do time titular.

O Independência foi o primeiro clube de futebol do Amazonas a realizar uma excursão a um estado nordestino quando,em 1929,viajou ao Maranhão onde realizou uma série de jogos em São Luis,entre os quais um em que ganhou da seleção maranhense por 3 a 1 e outro em que perdeu do Sampaio Corrêa por 3 a 2.

Na volta para Manaus fez uma parada em Belém onde realizou um amistoso contra o Paysandu perdendo para o time paraense por 3 a 1. Participou pela primeira vez de uma edição do campeonato amazonense em 1927 e em 1960 participou do campeonato pela última vez. Depois era extinto para sempre. Teve como principal rival nos gramados a equipe do Monte Cristo.

Time posado em 1928

No Campeonato Amazonense, o Independência participou de 23 edições: 1927, 1928, 1929, 1930, 1931, 1932, 1933, 1934, 1935, 1936, 1937, 1938, 1939, 1940, 1941, 1942, 1943, 1944, 1945, 1947, 1957, 1959 e 1960.

 

FONTE & FOTOS: O Malho – Professor e Pesquisador do Futebol Amazonense, Gaspar Vieira Neto – Acervo do arquivo de Carlos Zamith

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Amazonas, Escudos, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

3 pensou em “Independência Football Club – Manaus (AM): Fundado em 1925

  1. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado meu amigo Ielo!

    Considero todas as histórias bacanas, pois a cada resgate é uma peça do quebra-cabeça!
    Vamos seguir em busca de novas peças! rs

    Um grande abraço!

  2. Antonio Mario Ielo

    Sergio, Parabéns.

    Este artigo vai além de recuperar mais um escudo inédito, demostrar que o Independência FBC, foi sempre um protagonista dos campeonatos amazonenses, embora não tenha ganho nenhum titulo estadual.

    A relação publicada de participações confere que as minhas anotações, já publicadas por outros membros, com excessão do ano de 1960.

    Esta foto de 1928, seu uniforme e escudo, rarissimo, também pressupõe provavelmente, nestes 23 anos, ter ao longo de sua história outros escudos e uniformes.

    O Independencia de Manaus, deve ter muitas histórias a ser reveladas.

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *