Vila Nova Futebol Clube – Barra Mansa (RJ): Fundado em 1949

O Vila Nova Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de Barra Mansa (RJ). O clube foi Fundado em 1949, e seu nome é em homenagem ao  bairro da Vila Nova onde o clube tinha a sua sede. Claudianor Cabral Franco foi o responsável pela criação do time, que se destacava como um dos lideres do seguimento esportivo do bairro.

Em 1968, o Vila Nova pela primeira vez na história foi campeão do Campeonato Citadino de Barra Mansa, e um ano depois em 1969 o clube conquistou o bicampeonato, fazendo dessa conquista um belo presente de aniversário de 20 ano de história.   Na década de 70, foi criado em homenagem ao clube, um bloco carnavalesco chamado “O Bafo da Pantera“, esse nome era porque clube tinha apelido de Pantera da Vila devido a suas grandes atuações desde que foi criado.

Nesse período foi fundado por Idê Vieira a equipe de futebol feminino do Vila Nova Futebol Clube,que apesar de ter sido destaque em alguns campeonatos não durou muito tempo. Dez anos depois da primeira conquista do campeonato citadino de Barra Mansa, em 1978 o clube conquistou o tricampeonato.

 

Fonte: Site Futebol Barra-Mansense, dos autores Gustavo Ribas e Diogo Paula – Futebol Barra Mansa

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

8 pensou em “Vila Nova Futebol Clube – Barra Mansa (RJ): Fundado em 1949

  1. Antonio Mario Ielo

    Jairo, muito bom

    Voce poderia conseguir algum endereço, telefone ou WhatsApp destes jogadores?
    Qual era o uniforme do EC Irapuru, suas cores, seu escudo ?
    Exista alguma relação com o antigo frigorifico de mesmo nome?
    Observa-se pelo Google Street um campo de futebol ao lado do antigo Frigorifico na Vila Ursino. Seria o campo do Irapuru?

    Jairo, se poder continuar a nos ajudar a resgatar a história do futebol de Barra Mansa, especificamente do EC Irapuru, que disputou o Campeonato do Sul Fluminense de 1967, seria de grande valia.

    Ficamos no aguardo

    Abs

  2. jairo

    vou te dar nome de dois jogadores do irapuru de 1968 o Zaguqiro Donda que morava na entrada da Colonia Santo Antônio após o Viaduto.
    O outro foi o Ponta esquerda Garrucha que mora lá na Vila Brígida Entre ponte Mauá e Vila Nova.
    Tem também o Luiz Carlos que foi goleiro e pode te ajudar se não me engano mora em saudade.
    O Feio também era um meio de campo que também jogou no Irapuru.

    OBS: Esses ex jogadores se não jogaram no Irapurú com certeza vão indicar alguns que jogaram lá.

  3. Sergio Mello Autor do post

    Meu amigo Ielo, valeu mesmo pelo incentivo!!

    Sobre o Esporte Clube Irapuru, estou seguindo uma pista de um familia
    que poderia ter algum relacionado a essa equipe, que teve uma vida efêmera.
    Posso te adiantar que o Irapuru era alvirrubro.
    Além desse time também estou tentando encontrar o E.C. 1º de Maio de Piraí.

    Não está fácil, mas não desisto facilmente. Só espero que não demore tanto
    quanto o Ferroviário de Cantagalo! rsrs

    Um grande abraço

  4. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Muito bom trabalho, no resgate do campeonato de Barra Mansa, que volta a elite do Estado, citadino de grande importancia para o Estado do Rio, que junto com Barra do Piraí, Resende, Paraíba do Sul, entre outras cidades organizavam o campeonato do Sul Fluminense, que tem a importancia de titulo estadual.

    Um escudo dos mais procurados, é o escudo do EC Irapuru da Vila Ursino, Barra Mansa que disputou além dos campeonatos de Barra Mansa, também o Campeonato do Sul Fluminense de 1967, fazendo parte do campeonato fluminense, considerando classificatório para a decisão final com os campistas, tendo o Goytacaz campeão fluminense e o Central de Barra do Piraí como vice campeão fluminense.
    O EC Irapuru, era o clube dos funcionarios do Frigorifico de mesmo nome, seu campo ainda existe na Vila Ursino, atrás do campo do Barra Mansa FC, vide Google street.

    Sergio, voce teria mais este escudo inédito de Barra Mansa?

  5. Rodrigo Santana

    parabéns Sergio. Muito bom mesmo esses escudos e uniformes. Após apresentarmos todos os campeões você poderia fazer um post unico com as demais equipes… Abraço.

  6. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado meu irmão!!

    A intenção é apenas postar os principais campeões!! Rsrs

    Abração!!

  7. Toninho Sereno

    Esse trabalho envolvendo os clubes do município
    de Barra Mansa, estão excelentes.

    É isso aí irmão. Parabéns!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *