Assim nasceu o Esporte Clube Pelotas – Pelotas (RS)

Grandes parcerias nunca são demais. Nessa aqui tenho o amigo e jornalista Homero Queiroga, um apaixonado torcedor do Esporte Clube Pelotas.  Por falar na equipe áureo-cerúleo, apresentamos quais foram os clubes que deram origem ao simpática agremiação pelotense. Tudo começou na noite de um domingo, no dia 13 de setembro de 1908, quando, numa reunião na casa do Dr. Joaquim Luis Osório, na Rua 15 de Novembro, 471, foi acertada a fusão de dois clubes: Club Sportivo Internacional e Foot-ball Club.

Participaram da reunião os senhores: Joaquim Luis Osório, Leopoldo de Souza Soares, Francisco Rheingantz e João Frederico Nebel. Os dois primeiros eram presidentes do Internacional e do Foot-ball Club, respectivamente. O objetivo era fundar, na época, uma associação desportiva que estivesse à altura do progresso que a cidade de Pelotas vinha experimentando.

Caso a fusão fosse concretizada, o novo clube, em homenagem à cidade, levaria o seu nome e as suas cores seriam o AZUL e AMARELO. As negociações foram crescendo e, no dia 11 de outubro de 1908, nos salões do Club Caixeral, os sócios dos dois clubes aceitaram a proposta e criaram o SPORT CLUB PELOTAS.

O primeiro grande triunfo futebolístico do E. C. Pelotas ocorreu no dia 24 de outubro de 1909 quando, jogando em seu estádio (A Boca do Lobo), derrotou o Sport Club Rio Grande (clube de futebol mais antigo do país), que desde a sua fundação nunca havia perdido uma partida. Os escudos dos clubes que deram origem ao E.C. Pelotas foram encontrados em um documento de 200 páginas com o título: Emergência e consolidação do foot-Ball em Pelotas (RS): Memórias de um futebol de fronteira de autoria de Luiz Carlos Rigo.

 

Escudo atual do E.C. Pelotas

 

FontesEmergência e consolidação do foot-Ball em Pelotas (RS): Memórias de um futebol de fronteira de autoria de Luiz Carlos Rigo – Blog Escudos do Mundo Inteiro

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

5 pensou em “Assim nasceu o Esporte Clube Pelotas – Pelotas (RS)

  1. Sergio Mello Autor do post

    Bom… Se o amigo Basei carimbou esta publicação… Então
    essa matéria ganhou o ‘selo de qualidade’.
    Dois peritos do futebol gaúcho respaldando… Então é ‘Bingo’! rs

    Abração meu amigo!

  2. Roselio Luis Basei

    Quando achamos que vimos tudo, aparece um artigo desses, simplesmente fantástico!! Parabéns Sérgio e ao Homero Queiroga, grande pesquisador gaúcho.
    Abs!
    Basei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *