Futebol em Angola

Seleção Angolana de Futebol – Wikipédia, a enciclopédia livre

Angola se localiza no Sudoeste da África, tem como capital a cidade de Luanda. O país que possuía uma boa condição financeira, acabou enfrentando uma Guerra Civil, que durou duas décadas, que devastou toda a nação, levando a pobreza ao povo angolano.

Com isso o futebol sempre foi uma válvula de escape deste grande problema social. Pode-se dizer que depois de Brasil e Portugal, o futebol angolano é o mais desenvolvido dos países de língua portuguesa e sua seleção principal que atua no Estádio da Cidadela (com Capacidade para 60 mil pessoas), em Luanda, vem crescendo nos últimos anos com seu ápice alcançado com a classificação para a Copa do Mundo da Alemanha em 2006.

Este crescimento se deve também pelo êxodo de seus principais jogadores para a Europa, principalmente Portugal e também à não utilização pela seleção de Portugal das estrelas angolanas atualmente, fato que sempre prejudicou a evolução do futebol no país, pois após jogar pela seleção portuguesa os jogadores não podem atuar mais por seu país de origem.

Futebol: Angola aproveitará CHAN2018 para criar grupo forte para CAN2019 -  Seleção Angola - SAPO Desporto

O melhor jogador da história dos Palancas Negras, não atuou na seleção nacional e sim em Portugal, o atacante Jordão se destacou no Benfica, no Sporting e na seleção de Portugal. Atualmente a maior estrela é o atacante Mantorras do Benfica e o também atacante Akwá, que está sem clube

Atlético Petróleos de Luanda - Wikipedia

A Primeira Divisão do Campeonato Nacional conta com a participação de 14 clubes. O principal clube é o Atlético Petróleos, de Luanda antigamente chamado de Petro Atlético , tem uma grande torcida e que atua de camisas amarelas e calções azuis, ganhou 13 títulos nacionais, o último em 2001 e atua no estádio do Coqueiros para 30 mil espectadores.

Clube Desportivo Primeiro de Agosto – Wikipédia, a enciclopédia livre

Seu grande adversário e atual campeão nacional é o time de maior torcida do país é o Clube Desportivo 1º de Agosto (nas cores vermelha e preta), de Luanda, manda os seus jogos no Estádio Nacional 11 de Novembro (Capacidade para 50 mil pessoas)

Atlético Sport Aviação – Wikipédia, a enciclopédia livre

O rubro-negro já ganhou 9 títulos nacionais, depois deles em um nível intermediário aparecem dois clubes tradicionais: o ASA de Luanda, antigo Atletico de Luanda e o Primeiro de Maio de Benguela.

Sport Luanda e Benfica – Wikipédia, a enciclopédia livre

Destaque também para o Inter Luanda, clube tradicional e uma filial do Benfica de Portugal, o Sport Luanda e Benfica. Uma outra equipe vem se destacando ultimamente no futebol angolano, inclusive fazendo pré-temporadas no Brasil, o Sagrada Esperança, que conquistou seu 1º título em 2005.

FOTOS: Wikipédia

FONTE: pesquisa de Edu Cacella

4 pensou em “Futebol em Angola

  1. Honorato Silva

    O clube com a maior torcida em Angola é o 1 de Agosto, ligado às Forças Armadas. Veste-se de rubro e negro, como o Mengão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *