Grêmio Água Branca Futebol Clube – Osasco (SP)

O Grêmio Água Branca Futebol Clube é uma agremiação da Cidade de Osasco (SP).  A sua Sede fica localizado na Rua Melvin Jones, 60 – 1º – no Centro. O clube foi Fundado no dia  1° de Dezembro de 1976, por funcionários do Moinho Água Branca em Osasco.

As cores oficiais escolhidas foram o azul e branco. A intenção inicial da fundação deste agremiação foi inscrever a sua equipe no campeonato de futebol de salão (atual Futsal), já que a empresa possuía uma equipe muito forte, que participava de torneios amistosos na região metropolitana.

EM PÉ (Esquerda para a direita): Pereira, Rocha, Edu, Rubinho, Italiano, Gaúcho, Lucas, Tonigato e Maciel (Massagista); AGACHADOS (Esquerda para a direita): Castelo, Valdir, Tonhola, Dirceu, Fábio, Wágner, Caldeira e Vicente.

Em 1977 (foto acima), como a cidade não possuía uma equipe para disputar o futebol profissional e com o sucesso de sua equipe de futsal, seus dirigentes resolveram profissionalizar a equipe para as disputas do Campeonato Paulista da Terceira Divisão, mandando os seus jogos no Estádio Municipal Rochdale.  

Contudo, no ano seguinte (1978), foi o último ano do clube como equipe profissional, seus dirigentes decidiram acabar com a equipe de futebol e manter apenas o Futsal, inclusive, conquistando os títulos do Campeonato Paulista da modalidade em 1987 (vencendo a Telesp na decisão) e 1989 (batendo a Eletropaulo). O Grêmio Água Branca também possui dois vices: 1982 e 1985, sendo derrotado na final, em ambos, pelo Gercan.   

FOTO: site Terceiro Tempo

FONTE: Wikipédia

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Blog História do Futebol, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

8 pensou em “Grêmio Água Branca Futebol Clube – Osasco (SP)

  1. Caldeira, João A. Marques

    Saudades desse tempo!!
    Sou Caldeira, joguei no Grêmio Água Branca futebol de campo desde o nascimento do time, até o último jogo em 1978.
    Na foto acima, da esquerda pra direita, sou o segundo, ao lado do Vicente e Wagner.
    Iniciei minha carreira no Palmeiras em 1971 com 11 anos no futebol de salão e no dente de leite. Deixei o Palmeiras aos 17 anos pra ir pra o GA Branca, mas, infelizmente o Grêmio não vingou e muitos, assim como eu, encerraram carreira naquele momento.
    Creio que muitos desse super time teriam se tornado grandes profissionais se tivessem ficado na base do Palmeiras qdo foram pra o Nacional, desmantelando totalmente a excelente equipe juvenil do Palmeiras na época.

  2. VICENTE LAMBERTI NETO

    Bom dia. Mau nom é Vicente e na foto acima sou o ultimo agachado a direita.Vim com alguns ex atletas e o técnico Ettore Marchetto do Nacional AC. Fomos Campões Osasquenses em 77 eSubi no mesmo ano para o time profissional.Tive oportunidade de jogar com grandes jogadores como Tonigato, Maninho, Serginho, Meningite, Tostão, Wagner, Torto e tantos outros que por lá passaraM. Uma pena o time ter ficado tão pouco tempo na divisão de profissionais e encerrado as atividades em 1978. Isso muito se deve a falta de apoio da cidade de Osasco, muitos outros times como o Independência, O Monte Negro, O Rochdale, O Grêmio Osasco nunca receberam ajuda do poder público. Pelo que representa, esta cidade já deveria ter um time de potencial.

  3. José Luiz Felismino

    Sou o Lula também joguei na base do Água Branca. Quem me levou foi seu Paulo Porto. Isso mesmo a gente treinava no Campo da ponte preta ali no km 18 Sr Marchetti me ajudou muito Enfim muitas saudades desse tempo.

  4. Rogério Cardoso Bulhões

    Joguei no futebol de campo do Água Branca de janeiro de 1977 a janeiro de 1978. O técnico era o Etore Marchetti. Eu jogava no campo da Ponte Preta, que ficava no km 18, em Osasco. O técnico olheiro era o Paulo Porto que me indicou para o Água Branca. Com treze anos, joguei na categoria “Dente de Leite”, mas treinava com o Juvenil no campo da avenida Presidente Altino, no Jaguaré. Os treinos físicos eram na avenida Miguel Frias, no clube dos funcionários em frente à fábrica do Moinho Água Branca. Treinei com Tonigato, Calos Alberto Seixas, Gilmar (goleiro). Quando o Marchetti foi para o Palmeiras, levou grande parte do time para lá. Eu recebia ajuda de custo para treinar – cem cruzeiros por mês. Saí em janeiro de 1978 porque comecei a trabalhar na Santista de Osasco em fevereiro de 1978. Bons tempos aqueles.

  5. CARLOS ROBERTO MARTINS

    Assisti muitos jogos do Água Branca.
    E joguei muito na quadra deles no Jaguaré…
    Era funcionário de uma das empresas do Grupo Moinho Água Branca…

  6. Sergio Mello Autor do post

    Num espaço de 13 anos, entre a fundação e o último título em 1989, o time chegou quatro vezes na final. Pena que não mantiveram o ritmo. Imagino com a chega dos clubes-empresa deve ter desanimado.
    Abs.

  7. Antonio Mario Ielo

    Para complementação:

    O Agua Branca FC foi campeão paulista principal de Futebol de Salão em 1987 e 1989.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *