União Esportiva Funilense – Cosmópolis (SP)

 
União Esportiva Funilense é uma agremiação da cidade de Cosmópolis, no Interior Paulista (SP). O clube foi Fundado no dia 1º de novembro de  1933 como Associação Desportiva e Musical Usina Ester, uma vez que pertencia à Usina Ester, localizada na cidade.
 
Foi originado de três outros times que costumavam se enfrentar na Usina. Posteriormente, passou a se chamar União Funilense de Esportes e, finalmente, União Esportiva Funilense. A sua Sede fica localizada no Bairro da Usina Ester. O seu Estádio (próprio) é o Dr. Sergio L. C. Nogueira com capacidade para 700 pessoas.
 
No início, o time passou a disputar os torneios da Zona Funilense, nome que vinha da vocação industrial da região. O clube jogou profissionalmente de 1978 até 1987, alternando entre as divisões menores do Campeontato Paulista.
 
 Foram 10 participações consecutivas, duas na Quinta Divisão (atualmente extinta), em 1978 e 1979, e oito na Terceira Divisão (atual A3), de 1980 até 1987. A equipe sempre teve desempenhos medianos e, somente em 1982, o time fez uma campanha memorável.
 
Naquele ano, a Funilense foi vice-campeã da competição, chegando no quadrangular final junto com Barra Bonita (que foi a Campeã), José Bonifácio e Palmeirinha. O time não conquistou o acesso para a Segunda Divisão (atual A2) pois somente o campeão tinha esse direito. 
Durante esses anos de profissionalismo, a Funilense disputou um total de 240 partidas. Somou 94 vitórias, 66 empates e 80 derrotas. O time anotou 335 gols e sofreu 289, tendo um saldo de gols positivo de 46 gols.
 
A maior goleada feita pelo time foi no dia 2 de agosto de 1981, quando venceu o EC Corintians de Casa Branca por 7 a 0, fora de casa. Já a maior derrota aconteceu em 4 de junho de 1978, um revés de 7 a 2, também fora de casa, contra o União Possense F.C
 
Depois da sua participação em 1987,  o clube nunca mais voltou ao futebol  profissional, mas sempre continuou com suas atividades esportivas nas disputas amadoras.

 
 
Fontes: Almanaque do Futebol Paulista / Wikipédia / Orlando Lacanna
Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

1 pensou em “União Esportiva Funilense – Cosmópolis (SP)

  1. Thiago Marinho

    Joguei muito no campo da Funilense, lá na Usina, o estádio era o mais legal, porque o vestiário tu saia e ia por um túnel até o campo, coisa que agente só via nos jogos profissionais. Além de ficar num lugar muito bonito lá em Cosmópolis, mas acho que não tem mais o campo, mas vou confirmar !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *