Liga Santoandreense de Futebol – Santo André (SP)

 

 A cidade de Santo André tem hoje aproximadamente 700 mil habitantes, que tem 21 campos distritais sendo que 100 equipes sai filiadas a Liga Santoandreense.
Desses 100 filiados 28 participam do campeonato da 1ª. Divisão, 35 na 2ª. Divisão e os demais 3ª. Divisão a partir de 2010.
Além das categorias de base e outras:

 20 Juniores
20 Veteranos
10 Veteraníssimo
10 Star Sub 50
16 Pré Mirim
20 Mirim
20 Infantil

 O Futebol amador leva uma média de 600 torcedores a beira dos campos  no total de +- 4.500 pessoas envolvidas entre torcedores ambulantes e organizadores.As categorias de base tem + de 1000 crianças inscritas.
E as demais categorias 2.700 atletas, todos esses devidaente cadastrados na liga.

 O Início

No início, era Associação. Depois virou Liga, denominada Liga Santoandreense de Futebol, com a abrangência sobre todo território hoje ocupado pelo grande ABC. Era 1941, o futebol da região ganhava em organização e iria viver grandes momentos, revelando muitos jogadores e formando seleções.

 

20 de Janeiro de 1941

 A Associação Santo Andreense de Futebol, fundada em 20 de janeiro de 1941, por iniciativa de Nicolau Genaro, tinha como idéia congregar todos os clubes do município. A reunião começou às 22h no salão de festa do Primeiro de Maio, na rua Coronel Oliveira Lima, 408, em Santo André.

Os clubes presentes (Primeiro de Maio, Corinthians FC., Palestra de São Bernardo e EC São Bernardo) foram considerados os principais fundadores. Outra decisão foi o Cerâmica FC. e o São Caetano EC., se filiarem até 30 de janeiro. Com isso, os dois representantes de São Caetano obteriam a classificação de fundadores.

 A ata da fundação da Associação estabelecia também, que a entidade seria dirigida provisóriamente até a eleição definitiva da diretoria, por uma comissão executiva, cuja composição seria estabelecida posteriormente. Assinaram a ata: Nicolau Genaro, pelo Primeiro de Maio, Egiminiano Pezzolo, pelo Corinthians FC., Álvaro da Silva Madeira, pelo Palestra de São Bernardo e Américo Mazza, pelo EC São Bernardo.

 

Associação vira Liga

 Por força do decreto -lei 3.199, de 14 de Abril de 1941, que regulamentou os esportes em geral, a Associação Santo Andeense de Futebol, passou a chamar-se Liga Santo Andreense de Futebol

 

Fonte: http://ligasa.com.br/

 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, Futebol Amador / Varzeano, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Liga Santoandreense de Futebol – Santo André (SP)

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Olá Georgiane!
    Creio que o acervo que você busca esteja na própria Liga e nos acervos dos jornais da cidade!
    Att.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *