Associação Atlética Ferroviária – São Vicente (SP)

 

A Associação Atlética Ferroviária é uma agremiação da cidade de São Vicente (SP). Fundado no dia 9 de Julho de 1949, por ferroviários de São Vicente, no Litoral Paulista, que desejavam ter um local para conversar e também jogar futebol. A sua Sede fica localizada na Avenida Martins Fontes, 781, no Bairro de Catiapoã. O clube já faturou sete vezes o campeonato local.  

 Hino da Associação Atlética Ferroviária

 Não é um clube é uma paixão,

Mexendo com o meu coração,

E também não é qualquer cor,

Alvi-celeste é a tua cor (Bis),

Nasceste em 1949

Fieis e eterna para mim,

Ferroviária és um amor,

Bem guardado dentro do meu coração.

Essa torcida que só canta, pula e vibra,

Essa torcida que só grita é campeão!

Ferroviária, Ferroviária… Tu estás dentro do meu coração (Bis)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 14. Roberto Saraiva, Escudos, Futebol Amador / Varzeano, Hinos de Clubes, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

7 pensou em “Associação Atlética Ferroviária – São Vicente (SP)

  1. Carlos Eduardo G Ribeiro

    Há muitos anos aprecio a história desse clube.
    Depois de um tempo, estou voltando, para jogar um enxuga grama.
    Deus os abençoe. No

  2. josé marques da silva

    Eram os anos 60 no Bairro do Beira Mar na Cidade de São Vicente………
    Durante a Semana todos ajudaram , um foi buscar Bambu ,outros fizeram bandeirinhas e bandeirolas ,outro linha e cordas , outro conseguiu o CAL para traçar o Campo da Portuguesinha do Beira Mar , teríamos um Festival no Domingo…… , Paulistano , Continental , Beija Flor , o São Vicente não quis participar , Benfica , Ferroviária, Itararé e a Prova de Honra seria um Jogão : Benfica X Barreiros …..Correu um boato de que dois famosos queridos iriam estar lá jogando : PEPE no Continental e Clodoaldo no Barreiros .
    A molecadinha alvoroçada só falava nisso a Semana inteira , na Escola do Matteo Bei( que muitos pronunciavam “Matiobei”) , na Farmácia do Seu Carlos , no Açougue do seu Maneco , na Padaria ESTRELA , na Venda do Seu João e Dona Belinha , enfim ….era Festival no Campo da Portuguesinha .
    O domingo chegou , eu como morava em frente ao Campo já corria pra lá ,logo demanhã ……pegava minha bola , chamava o Marivaldo (Gordinho), o Pinguim , o Braizinho , o Chico , meu Irmão e com muita alegria dentro do peito corríamos para o Campo, para aproveitar que nossos Pais e os adultos do Bairro estavam lá prá ver o Festival , então nós ficávamos imitando nossos ídolos do Profissional para sem imaginar ou ter a intenção, levar alegria ao Bairro de trabalhadores da Construção, Costureiras , Policiais , Trabalhadores da Ferrovia e do Porto …..era uma gostosa Festa .
    Como eu era o primeiro a chegar no gramado (todo aparadinho pro Festival) eu apenas de shorts humilde e agarrado a bola que meu Pai comprava …….. lá vem EDU , finta um , dribla outro , corta para o meio , toca para PELÉ que devolve para o Ponta Esquerda (meu ídolo mais que o Pelé ) que corta o Lateral Forlam …….. e eu , aquele menino corria pela área na Ala Esquerda onde jogava meu querido EDU do SANTOS F.C. e ao chegar dentro da área …. me jogava ao chão ….PENALTI ! PENALTI ! ………eu naquele momento me transportava para A VILA BELMIRO lotada gritando NECO ! NECO ! NECO ! e eu olhava para a arquibancada e via até minha Maezinha TORCENDO POR MIM ……..arrumava a gorduchinha na marca da CAL , dava uns 3 passos para tras , como ví EDU fazendo e …….. MOLEQUE SAI DAÍ , NUM TÁ VENDO QUE O JOGO VAI COMEÇAR ? VÁI , VAI , SAI DAÍ , SAI ! …………… Mas daí aparecia o CICA zagueiro da Portuguesinha e falava pra mim …… “Vai garôto , bate logo esse Penalti aí , vai ” , Era o CICA , um Preto forte , zagueiro clásssico , que durante os jogos eu ficava olhando ele cabecear os cruzamentos que “choviam” na área da Portuguesinha …………….. E eu , emocionado e nervoso voltava pra Vila dos meus sonhos e batia o Penalti imitando o EDU no andar e o CICA ao ver minha alegria e quando eu passava por ele , afagava minha cabeça e dizia ……..” golaço garôto ……… esse filho do Seu Zé ! ”
    Gostava mesmo de ver meu maior ìdolo , SEVERINO , Ponta direita do Benfica …… como gostava de ve-lo jogar , eu seguia seus movimentos com os olhos sem piscar , quando virava o Segundo Tempo eu ia pro outro lado do Campo prá ver o SEVERINO que era igual ao JAIRZINHO na Copa do Mundo no México , Grande SEVERINO ! Conhecia todos do Benfica , o ZÔILO , o ZÉ CARLOS (que me chamava de “cara de brôa” ) , o Fernandão (irmão do Regis) , etc…..
    Mas confesso uma frustração que tive ………foi numa Prova de Honra emque jogava o Paulistano (do CUNHA , que tinha um chute fortíssimo) contra o Pedra Noventa de Santos , o Jogo estava sensacional mas no Segundo Tempo meu Pai me chamou pra ir prá casa pois ele tinha visto um começo de briga que começou na roda de “Bozó” ( um jogo de apostas com dados lançados) e eu obediente fui mas querendo ficar …….. de repente uma correria , estampidos de tiros e assim acabou aquele outro Festival .
    o quê ? hã ? ahh , a Prova de Honra , nem sei como terminou porque no Primeiro tempo ainda um amiguinho me avisou que o EDU tinha chegado lá no Bairro com o Centroavante Flávio ……..o Flávio foi no Centro da Dona Inocência tomar uns “passes” mas cadê o EDU ? cadê meu Ídolo ? o Maior jogador de Futebol de todos os Tempos na cabeça daquele menino do Beira Mar , cadê ? …… sumiu ! ….sumiu não né , o danado se achou , pois alí no meu Bairro havia uma moça muito bonita e o EDU estava lá paquerando a moça ……e eu só olhando ele de loooonge .
    Assim eram os Festivais de Futebol nos Domingos do meu querido Bairro do Beira Mar na Cidade de São Vicente – SP.

    Meu nome é JOSÉ MARQUES que nesta época era mesmo chamado de NECO o filho do Seu Zé .

  3. José Marques da silva

    Todos os Times de Futebol foram fundados para a prática do esporte Bretão ou da Grã-Bretanha mas em 9 de julho de 1949 nasceu a A.A. Ferroviária como um Clube e não um Time .
    Ferroviários se reuniam na antiga Pedra do Ladrão ,entre Santos e São Vicente para conversar sobre as meninas , futebol ,trabalho , política e a repressão policial aos ajuntamentos e rodinhas e viram a necessidade de ter um Clube. Fundaram a Ferroviária da Cidade de São Vicente – SP.
    Nas maravilhas dos atos de união e vontade de construir conseguiram um campo bom,grande,estruturado e com arquibancada e assim nesta vontade veio a união com o Time do pessoal do Trem de Ponte (manutenção das pontes ferroviárias e as artes) e assim iam se fortalecendo . Com uma idéia de ampliar a torcida e fortalecer o Time do Clube veio o ato de receber jogadores não apenas do meio ferroviário e fortalecida a Ferroviária conquistou Títulos no âmbito da Baixada Paulista que os Republicanos da Cidade de Santos chamavam de Baixada Santista erroneamente . Os irmãos Bordinhon , Seu Ernestinho e Esposa , Gibi, Roque , e tantos outros como sementes desta vontade Azul e Branco multiplicaram organização e Alegria à partir do Bairro Catiapoã ( muitos chamam de Vila Ferroviária ) para todos os lados .
    Que Clube ! Que Sede linda ! Quantas festas ! Quantas Rainhas da Primavera ! São João , Natal Ferroviário , Missas , Torneios de Esportes de Salão , Reuniões Trabalhistas , Quantas formas de expor a vida Ferroviária .
    …..” Não é um Clube é uma paixão mexendo com meu coração , e também não é qualquer cor Alvi Celeste é a tua cor ! Nascestes em 49 e és eterna para mim .”

  4. josé marques da silva

    Como autor desta letra do hino da A.A. FERROVIÁRIA GOSTARIA DE CORRIGIR O QUE ESTA ESCRITO NA LETRA : ———— não é “fiéis e eterna para mim ” o correto é “E ÉS ETERNA PARA MIM” . Mesmo porque não cabe a frase erronea no contexto da letra.
    muito obrigado. JOSÉ MARQUES DA SILVA (Canal setevezessete49 no YOUTUBE.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *