ECCO (Esporte Clube Colina) – Colíder (MT)

 

O ECCO (Esporte Clube  Colina) foi fundado no dia 30 de novembro de 1976. O Clube fica localizado na Avenida Darci Aparecido Gavioli, s/n – Centro – Colíder (MT). A mascote é o Lobo Guará e o time manda os seus jogos no Estádio Municipal de Colíder.

Um dos idealizadores para a fundação do ECCO foi o Professor Oscar, que fez uma revelação. Na verdade, o ECCO era pra ser a sigla de Esporte Clube Colíder, mas na época a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), não permitia o registro e filiação de clubes com os nomes das cidades, então se optou por Esporte Clube  Colina.

Um fato intrigante é que consta que o ECCO disputou o Campeonato Mato-grossense em 1987 a 1990. Contudo, não encontrei tais participações. Caso alguém tenha alguma informação para esclarecer… O Site agradece pela ajuda.

 

Principais conquistas

1982  – Campeão – Quadrangular integrado (Alta Floresta – Colíder – Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo).

 1983  – Campeão – Torneio Início integrado (Colíder – Terra Nova do Norte – Nova Canaã do Norte –  Castanhal – Alta Floresta – Itaúba e Peixoto de Azevedo).

 1988  – Bicampeão – Torneio Início integrado (Colíder – Terra Nova do Norte – Nova Canaã do Norte –  Itaúba – Alta Floresta – Santa Helena e Peixoto de Azevedo).

 1988  – Campeão – Campeonato Municipal integrado (Colíder – Terra Nova do Norte – Nova Canaã do Norte –  Itaúba – Alta Floresta – Santa Helena e Peixoto de Azevedo).

 1989  – Bicampeão – Campeonato Municipal (ECCO – Santos Reis F.C. – E.C.União Paraná – E.C. Areia – Venus F.C.Café-Norte – G.E. Magopar – E.C. São Vicente – Satélite – A.A. Gráfica Real – E.C. Branca de Neve E.C. – Comercial – Juventus CASEMAT – E.C. Rio do Peixe e Juvenil E.C.).

 1987-1988-1989-1990  – (Representante do município  no Campeonato Estadual de Mato Grosso – Primeira Divisão).

 1990  – Tricampeão – Campeonato Municipal (ECCO – Santos Reis F.C. – E.C.União Paraná – E.C. Areia – Venus F.C.Café-Norte – E.C. Branca de Neve – E.C. Comercial – Juventus CASEMAT – E.C. Rio do Peixe e Juvenil E.C.).

 1992  – Tetracampeão – Campeonato Municipal (ECCO – Santos Reis F.C. – E.C.União Paraná – E.C. Altônia – Nortão F.C.(Varejão SP) – E.C. Colider – Pinheirinho E.C. GRECOL  – E.C. Rio do Peixe – Zé Reis F.C. e Comunidade Bigode).

 

 Foto: Joel de Aquino

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, História do Futebol, Mato Grosso em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

11 pensou em “ECCO (Esporte Clube Colina) – Colíder (MT)

  1. Osvaldo Pinhelli

    Nesses anos de 1987, 88, 89 e 1990, o ECCO disputou a SEGUNDONA, e só não foi pra divisão principal, graças a uma manobra do time do Sorriso, sei disso, porque de Colider fui trabalhar em Sorriso e passai a fazer parte do SEC, o qual acabou se sagrando campeão do estado, e na copa do Brasil jogou com o Grêmio, ei estava lá.

  2. Osvaldo Pinhelli

    Morei em Colider de 1986 a 1990, fui um tipo Diretor Esportivo do ECCO, minha função era descobrir tudo sobre os adversários, amado por muitos e odiado por diversos, que o diga FOGARÉU, JOEL AQUINO, OSMARZÃO DO Bradesco, etc. Eu era designado a fazer algumas coisas pra ajudar nosso time. Mais valeu.
    Qto a participação na primeira divisão, nesses anos citados aí, foi a GRECOL, rival nosso, mais só fez vergonha. Kkkk

  3. Sérgio Mello Autor do post

    Olá Valter, boa noite!
    Caso tenha fotos ou documentos que ajudem a contar um pouco a história dessas equipes pode nos enviar!
    Abs.

  4. Valter ribjrcio de morais

    Boa tarde …. Sou de Colider desde 1977. Joguei no Ecco . Conheci todos as equipes de Colider… O Ecco só disputou a Segunda e Terceira Divisões do Matogrossense.
    Nestes anos .. . A real sim participou da 1ª Divisão em 90. Saiu do amador dos anos anteriores e disputou a 1ª em 90. Depois disso só teve um novo time aqui chamado Grecol (Grêmio Esportivo Colider), que participou da 1ª Divisão do Campeonato Matogrossense.

  5. Sergio Mello Autor do post

    Muito bom esse texto que vc encontrou Gerson! Se descobrir essa “Primeira Divisão” que eles disputaram… Aliás… Será que no Tabelão da Placar não encontraríamos algo? é uma ! Rs

  6. Sergio Mello Autor do post

    Gerson… O problema que o clube postou: “1987-1988-1989-1990 – (Representante do município no Campeonato Estadual de Mato Grosso – PRIMEIRA DIVISÃO)”. Isso é que intriga!

  7. Gerson Rodrigues

    Prezados, será que não estão falando de uma segunda divisão ? Tenho poucas informações do MT deste período, mas poderiam chamar a Segundona de 1a. Divisão (como São Paulo já o fez no passado).

    Tenho informações que confirmam a existência de uma Segundona neste período mas não tenho os participantes (apenas os campeões e vices – vide RSSSF Brasil)

  8. Sergio Mello Autor do post

    Pois é Ielo… Eu também estranhei que no site do ECCO tenham essas participações no Estadual, quando nos dados não há. Vou seguir pesquisando para ver se descubro algo.

  9. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Em minhas anotações, este clube nunca participou do campeonato matogrossense 1a divisão de profisionais.
    É conflitante sua participação nos campeonatos municipais, no mesmos anos de suas supostas participações no campeonato estadual. O campeonato matogrossense estadual não tinham ligação classificatória com os campeonatos municipais.
    Colider não teve nenhum clube disputando os campeonatos de 1987, 1988 e 1989. Em 1990, Colider teve a Associação Atlética Real.
    Talvez tenha ocorrido algum campeonato amador estadual, na qual este clube participou.

    Fiquei curioso para saber se este clube amador de 1989, a Associação Atlética Grafica Real, tem alguma ligação com o clube que disputou o estadual profissional em 1990, a Associação Atlética Real.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *