Fast Clube debuta no Campeonato Brasileiro de 1977

Por: Carlos Zamith

O Campeonato Brasileiro em 1972 teve o Nacional como o representante do futebol amazonense. Em 1973, foi à vez do Rio Negro. Já o Fast Clube debutou em 1977, quando a competição se chamava Copa do Brasil (a mudança de nome aconteeu em 1975).

clip_image002O Fast Clube tomou parte da competição juntamente com o Nacional enfrentando 10 adversários: Nacional (AM), Uberaba (MG), Santos FC (SP), Paysandu (PA), América Mineiro, Atlético Mineiro, Botafogo da Paraíba, Cruzeiro (MG), Clube do Remo (PA), Bahia (BA), com alguns jogos de ida e volta. A estréia do Fast Clube foi o clássico amazonense diante do Nacional.

 

NACIONAL

2

X

0

FAST CLUBE

Local: Estádio Vivaldo Lima, em Manaus (AM)
Público e Renda: 2.358 pagantes / Cr$ 48.175
Data: 16 de outubro de 1977
Árbitro: José Gilberto Ferreira Lima (CE)
FAST CLUBE: Iane, Carlos Alberto, Jorginho, Néo e Carlinhos (Genival); Rolinha e Carioca; Raulino, Barrote, Careca e Reis. Técnico: Antonio Piola
NACIONAL: Amauri, Santana (Sabará), Djalma, Galvão e Antônio Carlos; Mário Geraldo e Stélio; Dudu, Aloísio, Netinho e Nilson. Técnico: Ilzo Néri
Gols: Netinho e Dudu, ambos no primeiro tempo

Curiosidade – Além dos jogadores da estréia contra o Nacional, o Fast Clube, no decorrer da Copa do Brasil, ainda utilizou os seguintes atletas: Ribamar (goleiro), Sé, Anselmo, Zé Eduardo, Dentinho, Mário Bacuri, Luis Carlos, Edgar e Limão.

CAMPANHA DA PRIMEIRA FASE

Foram 12 jogos, com 4 vitórias, um empate de 7 derrotas. Marcou 16 gols e sofreu 19. Classificou-se para a repescagem (o Nacional não conseguiu) disputando cinco jogos, com quatro derrotas e um empate Nesta fase, marcou 6 gols e sofreu 12.

As quatro vitórias nessa fase foram:

Fast Clube 2 x 0 Uberaba

Fast Clube 2 x 1 Paysandu

Fast Clube 2 x 1 Nacional (volta)

Fast Clube 2 x 0 América Mineiro

DATA

Jogos da Repescagem

ESTÁDIO

29/01/1978

Fast Clube

0

X

0

América de Natal

Vivaldo Lima

1º/02/1978

Fast Clube

1

X

2

Atlético Mineirol

Vivaldo Lima

16/02/1978

Cruzeiro

5

X

4

Fast Clube

Mineirão

19/02/1978

Bahia

2

X

0

Fast Clube

Fonte Nova

22/02/1978

Botafogo

3

X

1

Fast Clube

Maracanã

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Amazonas, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Fast Clube debuta no Campeonato Brasileiro de 1977

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Olá Ronaldo, boa noite!
    Após essa partida, Reinaldo deu a seguinte versão para ter sido expulso:
    “Um zagueiro do Fast cuspiu no meu rosto e eu apenas o empurrei”, disse Reinaldo.

    Abs.

  2. Ronaldo Dourado Galuppo

    Caro Sérgio, gostaria de saber (para um trabalho que estou fazendo) , detalhes sobre a expulsão de Reinaldo do Atlético no jogo contra o Fast em 1º/02/1978.

    Muito obrigado.

    Ronaldo Dourado Galuppo
    Mantena MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *