Caconde / SP

Caconde é um município do estado de São Paulo estando a uma altitude de 860 metros da serra da Mantiqueira na fronteira com Minas Gerais. Sua população estimada em 2009 era de 20.000 habitantes.

Seu clima ameno, as belas paisagens da Serra, a Barragem da Graminha que propicia um belo lago entre as montanhas e as corredeiras do Rio Pardo, unidos ao tradicional jeito caipira de viver, com cafezinho e queijo da roça.

Vale a pena conhecer e passar uma temporada na cidade que produz um dos melhores cafés do mundo.

Foi nesta cidade que o Calabrês Raphael Ielo conheceu, casou e criou seus 11 filhos com Maria Cristhina Tortorelli, filha de Francisco Tortorelli oriundos da Basilicata, pais de meu pai iniciando a família Ielo no Brasil. Única, incluindo seu sobrinho Luciano Ielo e sua esposa Karla que chegaram ao Brasil em 1954, instalando-se na Capital e em Lençóis Paulista.

Dos clubes que existiram foram o União Operaria Cacondense e o Esporte Clube Cacondense na década de 10 e 20.

Possui dois campos de futebol: o Cacondense Futebol Clube, situado na Vila Santa Cruz e União Esporte Clube, na Praça São Miguel, parte baixa da cidade.

O Líder Clube, atual Associação Atlética Caconde, no Largo da Matriz, foi fundado no dia 08 de dezembro de 1943, que sempre foi um clube social.

caconde_1

[img:caconde_1.gif,resized,centralizado]

Curiosidade pessoal:

UNIÃO OPERÁRIA CACONDENSE (*)
Depois de reuniões preliminares realizadas nos dias 4, 7 e 12 de maio de 1913, na casa de José Nogueira de Almeida, decidiu-se fundar a União Operária Cacondense, sendo a iniciativa do citado José Nogueira de Almeida, Febrônio de Almeida, Roque de Almeida, Henrique Sormani, Savério Tortorelli (1), Ricarti Normandia de Paiva, João Gomes Ferreira, André Jorge Júnior, Procópio Carlos Nogueira e Hermenegildo Honorati.
No dia 20 de novembro do mesmo ano foi realizada na casa de Savério Tortorelli (1) a primeira sessão preparatória para a fundação da sociedade, sendo eleito presidente o sr. Virgílio Reducino Guimarães. A segunda sessão foi no mesmo dia, ficando eleita a seguinte diretoria por aclamação: presidente, Virgílio Reducino Guimarães; vice-presidente, Savério Tortorelli; 1.º secretário, Arthur Mathes; 2 secretário, Alfredo da Silva Rocha; 1.º tesoureiro, Silvio Tardelli; 2.º tesoureiro, Aprígio Antônio da Silva, procurador, José Francisco Gomes; orador oficial, Hermenegildo Honorati; bibliotecário, José Nicolini. Comissão de Sindicância – Romeu Kuhl, João Gilherme Cruz e José Matias. Comissão de Finanças e Justiça – Henrique Sormani, João Batista da Cruz e José Nogueira de Almeida. Comissão hospitaleira – Carlos Schemeicker, Aníbal Poli e Rafael Trugiliano. Foram adotados os estatutos da Sociedade Operária de São João da Boa Vista.
Era um clube recreativo, também chamado de Clube Operário Cacondense. Em 1914 a mesma diretoria foi reeleita. Foi presidente em 1915 o sr. Rafael Ielo (2) . A última ata é datada de 17 de julho de 1917.

(*) Fonte: Livro Memória da Cidade de Caconde de Adriano Campanhole.

(2) Rafael Ielo era o meu avô e (1) Savério Tortorelli era irmão da minha avó, Maria Cristina Tortorelli Ielo.

Ielo desculpe-me por editar este belo artigo, mais aí vão os dois escudos redesenhados.

abraços

BRA_SP_UNI__OECBRA_SP_CACONDE

Este post foi publicado em 09. Antonio Mario Ielo, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

4 pensou em “Caconde / SP

  1. FRANCISCO DE LACERDA AMENDOLA

    Minha família materna (Lacerda) nasceu e viveu em Caconde até os anos 50

    Todos meus tios e tias afirmam ter ido assistir o Jogo amistoso Palmeiras e União

    Disseram que era um orgulho ter o Palmeiras completo com Oberdã no gol e outros craques.

    Meus tios dizem que o União em homenagem mudou a cor da camisa para verde

    Ocorre que já falei com um site da prefeitura de Caconde e ninguém sabe desse fato

    Comentei com minha mãe e ela disse que devem ter morridos todos daquela época.

    Alguém sabe desse fato?

  2. Andre Martins

    Quanto ao União devo ter alguns dados,irei procurar e depois eu passo.

    Agora quanto ao Cacondense.alguém saberia mais além?..procuro data de fundação.Existe um time na cidade,menos tradicional quanto ao dois citados na matéria,o Sete de setembro,sua fundação tambem desconheço,mas sei que as cores são verde/branco e que tambem tem perfil no orkut.

  3. Antonio Mario Ielo

    para Roberto Saraiva,

    Não foi encontrado registro da Associação Atlética Cacondense que está em sua lista e que consta também como participante do Campeonato Amador do Estado de 2005 na RSSSF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *