Astória Futebol Clube, do Catumbi – Rio de Janeiro (RJ): Fundado em 1934

A história do futebol brasileiro, guarda as suas principais páginas aos grandes clubes e poucos se preocupam em destinar meia página para os times de pequeno e médio investimento. Contar a história daqueles que já não existem mais nem pensar! Assim, muitos times desaparecem sem que fique, ao menos, algum tipo de registro de sua trajetória.

Apesar dessa falta de visão, tento ser o Beijor-Flor (na historinha em que narra um enorme incêndio na Floresta o Rei Leão conduzi os animais para longe do foco), e busco fazer a minha parte.

Talvez muitos aqui nunca ouviram ou leram sobre o simpático Astória Futebol Clube. O clube foi fundado numa terça-feira, no dia 23 de outubro de 1934. A sua sede ficava na Rua Catumbi, 65, no Bairro do Catumbi, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Neste endereço atualmente funciona uma loja de Auto Peças.

Aqui, o primeiro registro do clube no Diário Oficial da União (DOU). Foi publicado na quarta-feira, no dia 7 de Abril de 1943, na Página 71 – Seção 1: “(EXTRATO DE ESTATUTOS) Fundado nesta Capital, seu foro jurídico, em 23-10-1031, com sede obrigaloriamerfte em Calumbi, de duração indeterminaria e o patrinas ario a se constituir, Ião respondendo seus sócios, subsidiariamente, pelas obrigações sociais, o Astória Futebol Clube tem por :fim promover e facultar a educação física a seus sócios, podendo realizar reuniões e diversões de carater social. A sua diretoria será ronstituida de:’ Presidente (que é o seu representante em Juizo), t o e 2.0 vice-presidentes, secretário geral, 1. 0 e 2.0 secretários, tesoureiro geral, 1.0 e 2. 0 tesoureiros, diretor geral de esportes e diretor social. A dissolução do clube far-se-á na forma do art. 86 e o seu patrimônio, neste caso, será doado a uma instititi cão de caridade. Os presentes estatutos ap. em Assembléia . Geral só poderão ser alterados pelo C. Delib com ap. da Assembléia Geral Extraordinária, A Diretoria atual consta dos Estatutos. Pela, Diretoria: Rodrigues Casa Nova Pilho, presidente.

Nas quatro linhas, o Astória Futebol Clube, o Azulão do Catumbi, participou, por alguns anos, no Departamento Autônomo (D.A), hoje chamado de Campeonato Amador da Capital, promovido pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). A sua maior glória foi o título em 1950, na Série Urbana Juvenil. Na ocasião, derrotou por 2 a 1, a Associação Atlética Nova América, de Inhaúma (este clube existe até hoje), na grande final.

Se o futebol divertia os homens do Catumbi e adjacências, o clube também não se esqueceu das mulheres e crianças. O ‘Bloco Carnavalesco Astória Futebol Clube’ era muito concorrido, inclusive pelos ‘gringos’, já que o local ficava a alguns metros da Marques de Sapucaí.

Contudo, o clube entrou num declínio nos anos 70 até desaparecer. Mas, ainda hoje, os moradores guardam com saudade os tempos do Bloco Carnavalesco e futebol, quando o Astória era muito mais do que samba e bola: Era a ‘Carteira de Identidade’ do povo do Catumbi.

FONTES: os pesquisadores Raymundo Quadros e André Luiz Pereira Nunes

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

5 pensou em “Astória Futebol Clube, do Catumbi – Rio de Janeiro (RJ): Fundado em 1934

  1. Pedro

    Não entrou em declínio não, na decada de 70. Simplemente foi desapropriado devido as obras para construção do viaduto e sambódromo e com a indenização comprou a área do antigo Minerva que era arrendada e fizeram a unuficação dos dois, dando o nome de Helênico, primeiro clube fundado no Catumbi.

  2. Sergio Mello Autor do post

    André… O Adrianino tenho o escudo e alguns dados. Estou esperando mais informações para fazer uma matéria bacaninha, ok?
    Abração!

  3. Andre Martins

    Boa, Sérgio. Tinha apenas a data de fundação e o escudo deste clube, mas você conseguiu mais dados. Parabéns!

    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *