Inédito!! Aymoré Sport Club – Curitiba (PR): disputou o Campeonato Suburbano de 1919

O Aymoré Sport Club foi uma agremiação da cidade de Curitiba (PR). Sobre a Fundação deste clube foi encontrado três datas: Fundado no domingo, do dia 18 de Abril de 1915; Fundado na quarta-feira, do dia 28 de Abril de 1915; Fundado na segunda-feira, do dia 24 de Maio de 1915.

A sua Sede estava localizada na Rua Riachuelo, nº 65, no Centro de Curitiba. As suas cores: verde e branco. Um clube voltando para os eventos sociais, enveredou no futebol bretão, uma vez, no final dos anos 10.

Sede do clube nos anos 10

O Aymoré disputou o Campeonato Suburbano de Curitiba em 1919, organizado pela Liga Sportiva Municipal (LSM). Na ocasião, dez clubes curitibanos participaram da competição:

Americano Sport Club;

Aymoré Sport Club;

Bello Horizonte;

Brasil Sport Club;

Elite Football Club;

Paraná Sport Club;

Pinheiro Sport Club;

Tiradentes Football Club;

Torino Sport Club;

Ypiranga Football Club.

A Liga Sportiva Municipal (LSM), foi Fundado no domingo, do dia 20 de Maio de 1917, na Sede da Sociedade Beneficente dos Trabalhadores, na Herva Matte. Os cinco clubes fundadores foram os seguintes: EsperançaBotafogoGuaranyBello HorizonteVilla Izabel. Generoso Nascimento Teixeira foi o 1º Presidente da LSM.

Nos veículos de comunicação, algumas matérias relacionadas ao Aymoré (eventos sociais) até 1926. A partir daí não foi encontrado mais nada desta briosa agremiação curitibana.

Colaborou: Rodrigo S. Oliveira

Imagem: Luís Venke Dyminski

FONTES: A República (PR) – Diário da Tarde (PR) – O Estado do Paraná (PR) – O Dia (PR) – Commercio do Paraná (PR) – Google Maps

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Paraná em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

6 pensou em “Inédito!! Aymoré Sport Club – Curitiba (PR): disputou o Campeonato Suburbano de 1919

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Valeu Paloma, obrigado!
    Em relação ao Bello Horizonte, de Curitiba não tenho nada,
    mas estamos a captura do mesmo!

    Forte abraço!

  2. Sérgio Mello Autor do post

    Obrigado Gabriel!
    Sim, o trabalho em conjunto sempre foi e sempre será o mais eficiente!
    Tenho amigos nessa garimpagem!

    Forte abraço!

  3. Paloma D'Avilla

    Seus trabalhos são incríveis! Um melhor que o outro! Teria algo do Bello Horizonte de Curitiba?

  4. Gabriel Santos

    Achar um clube com mais de 100 anos não deve ser nada fácil. Parabéns pelo trabalho e nos agraciar com essas reliquias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *