Inédito!! Associação Athletica Forluminas – Belo Horizonte (MG): fundado no início da década de 30

A Associação Athletica Forluminas foi uma agremiação da cidade de Belo Horizonte (MG). A sua Sede (1932) ficava na Avenida Affonso Penna, nº 1.734, no bairro de Boa Viagem, em Belo Horizonte (MG). Fundado por funcionários da Companhia Fôrça e Luz de Minas Gerais (FORLUMINAS), no início da década de 30.

O Forluminas, no ano seguinte ao seu surgimento, se sagrou campeão Mineiro Amadorista de 1933. No domingo, do dia 17 de fevereiro de 1935, o Villa Nova, então campeão Mineiro da 1ª Divisão, goleou o Forluminas pelo placar de 7 a 0, em Nova Lima.

Em 1935, disputou a Sub-Divisão, com a participação do Sete de Setembro, Forluminas, Commercial, Graphico, Carlos Prates e Fluminense.

Em 05 de Agosto de 1939, A Federação Brasileira de Futebol comunicou que o Forluminas estava oficialmente filiado a Associação Mineira de Esportes (AME).

Mascote da A.A. Forluminas

No início da década de 40, disputou o Departamento Amadorista de Futebol, de Belo Horizonte. No começo dos anos 60, a agremiação alterou o seu nome, passando se chamar: Esporte Clube Forluminas.   

Pesquisa, texto, Desenho do escudo, mascote e uniforme: Sérgio Mello

FOTO: Sport Illustrado (RJ)

FONTES: Jornal dos Sports (RJ) – A Noite (RJ) – Diário da Noite (RJ) – Sport Ilustrado (RJ) – O Jornal (RJ) – A Manhã (RJ) – Correio da Manhã (RJ) – Almanak Laemmert : Administrativo, Mercantil e Industrial (RJ)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

4 pensou em “Inédito!! Associação Athletica Forluminas – Belo Horizonte (MG): fundado no início da década de 30

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Miguel, caso tenha mais informações, fotos, dados, documentos, flâmulas, etc., por gentileza compartilhe aqui, ok?
    Forte abraço

  2. Sérgio Mello Autor do post

    Obrigado Jonathan pelas palavras! O intuito é sempre buscar boas histórias para contar!
    Um grande abraço!

  3. Miguel Damasceno

    Esse aí foi um time muito importante que foi perdendo força na década de 60. Uma pena ter definhado assim.

  4. Jonathan Castro

    Tenho acompanhado de uns meses pra cá as postagens do História do Futebol, principalmente as matérias muito bem feitas pelo Sérgio Mello! Parabéns pelo belíssimo trabalho de resgate! Espero que mais pessoas se inspirem no seu trabalho! abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *