Sport Club Renato Dias – Juiz de Fora (MG): Existiu entre 1917 a 1932

O Sport Club Renato Dias foi uma agremiação da cidade de Juiz de Fora (MG). O “Alvirrubro Juiz-forano” foi Fundado na quarta-feira, do dia 28 de Março de 1917, pelo coronel Renato Cordeiro Dias, que se tornou presidente honorário e patrono.

O coronel Renato Cordeiro Dias foi um industrial, dono da refinaria de açúcar Renato Dias, que se tornou o 1º presidente da Sub-Liga dos Sports Athleticos (Fundado na sexta-feira, do dia 1º de Março de 1918), filiada Liga Mineira de Sports Athleticos, com Sede em Belo Horizonte. 

Na noite da sexta-feira, do dia 22 de fevereiro de 1918, foi criada a Liga de Desportos de Juiz de Fora. Entre os diversos  nomes que ajudaram a criar a nova liga estava o Cel. Renato Cordeiro Dias.

Recorte de 1918

Além dele, tivemos outros desportistas que contribuíram para a fundação: Antônio Aguiar (Canoinha), Paulo Schmitz, Marcondes Ferraz, Abril de Araújo Alves, Eduardo Weiss, Hosano Fonseca, Besnier de Oliveira, Pedro Gonçalves de Oliveira, além dos clubes Tupy, Tupynambás, Sport Club Juiz de Fora e Sport Club Renato Dias.

O Sport Club Renato Dias foi “figurinha carimbada” no Campeonato Citadino de Juiz Fora, onde participou em 14 edições do certame: 1918, 1919, 1920, 1921, 1922, 1923, 1924, 1925, 1926, 1927, 1928, 1929, 1930 e 1931.

Clube virou marca de Cerveja em 1918

Na quinta-feira, do dia 05 de Dezembro de 1918, os proprietários da Cervejaria Americana, de Juiz de Fora, lançaram novas marcas de cerveja Tupy, Sport Club, Tupynambás e Renato Dias.

Em homenagem aos clubes juiz-foranos foram lançados no mercado da cidade. O produto foi destacado assim: “Muito recomenda pelo seu sabor agradável, pela cor e pela pureza do líquido“.

Praça de Esportes, da Rua Raul Soares

No domingo, do dia 04 de Maio de 1924, o clube inaugurou a sua Praça de Esportes (atualmente fica o Shopping Solar Center), junto a estação da Leopoldina Railway, na Rua Raul Soares, s/n, no Centro da cidade, diante o então campeão da cidade: Tupy Football Club.

Cerca de três meses depois, no domingo, do dia 03 de Agosto de 1924, às 15h30min., o Renato Dias inaugurou as arquibancadas, diante do scrath de São João Del Rey, valendo a ‘Taça Coronel Renato Cordeiro Dias’. Os ingressos para arquibancada custaram 2$000 (dois mil reis). A partida terminou empatada em 4 a 4.

Primeiro jogo nacional

No domingo, do dia 10 de Julho de 1921, o Sport Club Renato Dias realizou o seu 1º amistoso nacional, ao enfrentar o Carioca Football Club (RJ), no campo do Tupy Football Club, em Juiz de Fora.

No final, melhor para os cariocas que venceram pelo placar de 4 a 3. Os gols foram de Braz aos 4 e 30 minutos (Carioca); Guilherme aos 13 minutos (Renato Dias); Tatão, de pênalti, aos 36 minutos (Renato Dias); no 1º tempo.

Na etapa final, Braz aos 2 e 17 minutos (Carioca); Raul, contra, aos 8 minutos (Renato Dias). O Carioca formou assim: Raul; Surica e Gallo; Moacyr, Bernardo e Arnaldo; Santos, Braz, Chiccarino II, Aristides e Nicola

O Renato Dias, jogou com: Mario; Duca e Ninho; Jacy, Arthur e Justin; Tatão, Doca, Guilherme, Xavier e Quintino.

No domingo, do dia 28 de Agosto de 1927, com arbitragem de Jayme Barcellos, o Renato Dias enfrentou o poderoso America Football Club (RJ), em Juiz de Fora. O clube da Campos Salles goleou por 5 a 2. No primeiro tempo, o Mecão foi para o vestiário com a vantagem de 3 a 1, com dois gols de Mario Pinto e um de Mineiro. Na etapa final, Mario Pinto e Mineiro marcaram mais um tento cada.

O America jogou com: Joel; Jayme e Lazaro; Hermógenes, Hildegardo e Walter; Ripper, Celso, Mario Pinto, Mineiro e Miro

1932: Clube muda de nome

Em meados de 1932, quando alterou o nome para Sport Club Palestra Itália. Com a nova denominação chegou a disputar e vencer o Torneio Início de Juiz de Fora em 1933, porém o campeonato não chegou a ser realizado por conta da implantação do profissionalismo. Como até maio de 1934 o clube não se profissionalizou, foi desligado da nova liga AME (Associação Mineira de Esportes, situado na Rua Espírito Santo, nº 757 – Centro – Belo Horizonte) e desapareceu do cenário esportivo em definitivo.

Algumas formações:

Time base de 1918: Teixeira (Ormindo); Mimi (Chaves) e Ducca; Penne (Vasco), Bahiano e Canário (João); Daniel (Paulista), Xovieit (Braga), Rosa (Dung), Puino (Primo ou Imponi) e Almeida (Montrezol ou Batoque).

Time base de 1919: Ormindo; Duca e Ninho (Moacyr); Canário (Perini), Arthur (Alves) e Bahiano (Vieira); Daniel, Othon (Braga), Guilherme (Xavier), Primo e Quintino.

Time base de 1920: Ormindo; Duca e Ninho; Bahiano, Percegoni e Perini; Daniel, Doca, Alves, Xavier e Quintino.

Time base de 1921: Mario; Duca e Ninho; Jacy, Arthur e Justin; Tatão, Doca, Guilherme, Xavier e Quintino.

Time base de 1924: Campos; Ninho e José Pequeno; Capitão, Ferro e Osório; Guadin (Sá Rita), Canário (Rolleaux), Pedro, Doca e Quintino.

Time base de 1926: Vicente; Angelino e José Pequeno; Bonfim, Doca e Rolleaux; Guadin, Canário, Pedro, Doca e Quintino.

Time base de 1928: Carvalho; Alberto e Ninho; Oliveira, Ferro e Agenesio; Carestia, Roça, José Pequeno, Quintino e Sebastião.

Time base de 1930: Carvalho (Cláudio); Treventi e Arnaldo; Jayme, Ferro e Pergentino; Mão (Panamá), Hugo (Tabara), Tião, Fernando e Tamoyo.

Desenho do escudo, uniforme, pesquisa e texto: Sérgio Mello

FONTES: Vida Sportiva: hebdomadario sportivo e mundano (RJ) – Livro Retrospectiva Futebol – Juiz de Fora (1918-78), de Geraldo Gerheim – Pharol (MG) – A Época (RJ) – O Paiz (RJ) – Jornal das Moças (RJ) – O Brasil (RJ) – A Noite (RJ) – Jornal do Commercio (RJ) – Diário da Noite (RJ)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Sport Club Renato Dias – Juiz de Fora (MG): Existiu entre 1917 a 1932

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Obrigado David, pelas palavras.
    Infelizmente muitos jornais importantes de MG ainda não estão disponibilizados digitalmente, o que dificulta mais resgates.
    Dentro do possível, a busca por outras relíquias seguirá firme e forte!
    Abs.

  2. David william pereira

    Excelente pesquisa sobre o clube. Em minas gerais existiam, pelo menos, na capital, cerca de vinte clubes entre 1918 e 1932 que desapareceram por não se profissionalizar. É uma história impressionante e vistosa, como podemos constatar nesta vibrante narração do clube renato dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *