O Anulado Campeonato Potiguar de 1942

A intervenção na FND:

O campeonato Potiguar de 1942 não foi suspenso por causa da guerra. A Federação Norte-rio-grandense de Desportos sofreu denuncia junto a Confederação Brasileira de Desportes CBD sobre ilegalidades entre os filiados. Em agosto de 1942, o então interver e presidente da Federação suspendeu a competição, por intervenção da CBD. As denuncias oriundas de equipes como América e Alecrim, alegava que os tramites na federação permitia a existência de clubes chamados de filiais que facilitavam conquistas da equipe matriz. Nesta intervenção, o Paissandu, um clube “filial” do ABC, foi definitivamente eliminado do campeonato estadual. O Presidente então, capitão Porphirio da Paz, que por medida legais suspendeu o evento e também devido ao medo que tomou conta da cidade com relação à Segunda Guerra Mundial se estendeu por todo ano as atividades da entidade.

A competição começou, com sete clubes, a ser disputada em 17 de maio e se estendeu até 23 de agosto com uns jogos realizados e outros suspensos.

A tabela do Turno:

17/5/42 ALECRIM 3X1 ATLETICO

24/5/42 SANTA CRUZ 4X2 FORCA ELUZ

7/6/42 PAISSANDU 3X1 AMERICA

14/6/42 ABC 10X0 FORCA E LUZ

21/6/42 SANTA CRUZ 3X1 ATLETICO

5/7/42 ALECRIM 2X1 AMERICA

12/7/42 ABC 4X0 PAISSANDU

19/7/42 ATLETICO 4X3 FORCA E LUZ

26/7/42 AMERICA 6X3 SANTA CRUZ

1/8/42 ALECRIM 2X2 PAISSANDU…

9/8/42 ABC X ATLETICO *(1)

16/8/42 AMERICA 9X3 FORCA ELUZ

23/8/42 SANTA CRUZ 2X2 ALECRIM

* (2) :

SANTA CRUZ x PAISSANDU

AMÉRICA x ATLÉTICO

ABC x ALECRIM

PAISSANDU x ATLÉTICO

ABC x SANTA CRUZ

FORCA E LUZ xALECRIM

ABC x AMÉRICA

PAISSANDU x FORCA E LUZ

*1 este jogo não ocorreu provavelmente devido as fortes chuvas na cidade.

*2 estes jogos foram suspensos pela FND

A classificação do turno até a paralisação estava com o Alecrim na liderança, seguido pelo Santa Cruz. Em 28 de outubro de 1942, em solenidade na Federação, o Capitão Porphirio da Paz , foi efetivado como presidente da federação e somente em fevereiro de 1943 através de uma resolução se pronunciou oficial sobre o campeonato de 1942, anulando todos os jogos.

A cidade do Natal em posição estratégica, distando apenas 20 km da base aérea onde à época faziam escala os bombardeiros norte-americanos que rumavam para o Norte da África, e com o advento dos primeiros torpedeamentos de navios mercantes brasileiros por submarinos alemães e o receio de um ataque nazista à cidade deixou a população intranquila, influenciando assim a uma possível sequência do estadual de futebol daquele ano.

A Guerra por aqui: 

A Guerra Mundial se alastrou de 1939 a 1945 e nenhum campeonato de futebol no Brasil foi abalado por este terrível drama. Em 1942 entre os dias 5 e 17 de agosto, seis navios brasileiros foram afundados por submarinos alemães, com a morte de mais de 600 pessoas é que o país, após pressões, declarou guerra contra Itália e Alemanha, o que ocorreu no dia 31 de agosto de 1942.

O presidente Getúlio Vargas solicitou ao presidente norte-americano Rooselvelt que modernizasse as Forças Armadas e concedesse empréstimos para construir a siderúrgica CSN em Volta Redonda/RJ. Em troca, o Brasil cedia um terreno em Natal para os americanos instalarem uma base militar que tinha o objetivo de ser o local de decolagem dos aviões que rumavam à Europa .

A cidade do Natal em posição estratégica, distando apenas 20 km da base aérea onde à época faziam escala os bombardeiros norte-americanos que rumavam para o Norte da África, e com o advento dos primeiros torpedeamentos de navios mercantes brasileiros por submarinos alemães e o receio de um ataque nazista à cidade deixou a população intranquila, influenciando assim a uma possível sequência do estadual de futebol daquele ano.

 Enfim, ilegalidades foi o motivo do campeonato ser anulado, porém a guerra teve sua contribuição para um possível sequenciamento ou um novo torneio do até então único campeonato potiguar anulado.    

Pesquisa nos jornais: A República (Arquivo Publico) – A Ordem e pesquisadores José Patrocínio Brito, Everaldo Lopes e o autor.

2 pensou em “O Anulado Campeonato Potiguar de 1942

  1. uelson dos santos

    Muito triste..porque quando que esse site que eu amo muito..cresceu ainda mais ..as publicações que eram diversas durante o dia..pararam e agora passa até muitos dias que vcs postarem alguma coisa..gostaria que voltasse a ser como era..com postagens todos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *