Inédito!! Engenho Central Futebol Clube – Itaocara (RJ): Participou do Campeonato Fluminense de Futebol de 1944

O Engenho Central Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de Itaocara (RJ). O Alviverde foi Fundado em Outubro de 1939, por funcionários da Companhia Engenho Central Laranjeiras S/A.

A sua Sede ficava localizada em Laranjais – 2º distrito do Município de Itaocara. O Engenho Central participou do Campeonato Fluminense de Futebol de 1944, chegando até a terceira fase, só caindo diante do forte Paduano de Santo Antonio de Pádua.

Para um clube do Interior do Rio, a sua estrutura era diferenciada. O seu Estádio, por exemplo, contava com arquibancadas cobertas. O Engenho Central revelou grandes jogadores como: Adhemar Gomes, Antônio Geraldo, Batista Oliveira, Flávio Campany, Jair Campany, João do Enéias, Oarci Ferraz, Olivier, Onivar, Paulinho “Boleba”, Porquita, Tião Sobrado, Waldemar Torres, entre outros.

Em 1948, o clube estava filiado a Liga Itaocarense de Desportos (LID), juntamente com o Portela Esporte Clube; América Futebol Clube; União Esportiva Itaocarense e Brasil Esporte Clube.

Em agosto de 1971, foi assinado pelo Sr. Fernando Leandro, foi aprovado em discussão única, o projeto que considera de utilidade pública o Engenho Central Futebol Clube, com sede em Itaocara.

FONTES: Itaocararj – Jornal do Commercio – Diário Carioca – O Fluminense – André Luiz Pereira Nunes – Liga Itaocarense de Desportos (LID)

3 pensou em “Inédito!! Engenho Central Futebol Clube – Itaocara (RJ): Participou do Campeonato Fluminense de Futebol de 1944

  1. Jose Francisco Ramos Campani

    Morei no Engenho Central e posso afirmar que na década de 60 é 70 a equipe do Engenho Central era uma das melhores do Noroeste do Estado..

  2. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado meu amigo Ielo!

    Na verdade aquela parte de cima do estado Rio de Janeiro: Norte e Noroeste Fluminense não tinham muita distinção. Faziam parte do mesmo “bolo”.

    Um grande abraço!

  3. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Parabéns, mais um escudo inédito no resgate dos participantes do complexo campeonato fluminense, oriundo de funcionários de Usina de Cana-de-Açúcar do Nordeste Fluminense.

    Pelo que podemos observar na região nordeste fluminense, embora organizados por ligas municipais, os campeonatos eram regionais.

    Assim fica a pergunta:
    Seus campeões eram considerados campeões regionais, como por exemplo,
    Campeão do Nordeste Fluminense? Ou Campeão do Norte Fluminense?

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *