Byron Football Club – Niterói (RJ): Foto de Zizinho, nos anos 30

O Byron Football Club foi uma agremiação do bairro do Barreto, em Niterói (RJ). Fundado na terça-feira, no dia 21 de Outubro de 1913. A sua Sede, salão de festas, quadra poliesportiva e campo de futebol ficavam na Rua Dr. March, nº 170, no Bairro do Barreto, em Niterói.

Foi um dos maiores clubes do esporte fluminense pré-fusão com o Estado da Guanabara. Surgiu em um terreno alugado da Fábrica Manufatora de Tecidos, e seu nome, inspirado no poeta inglês Lord Byron, foi uma homenagem aos britânicos da fábrica. Seu maior rival era o Barreto, clube da Fábrica Fiat Lux de Fósforos de Segurança.

Zizinho no Byron, nos anos 30

O jogador da Seleção Brasileira, Zizinho iniciou-se no futebol nas categorias de base do Byron. Sua decadência se iniciou em 1950, quando uma após briga judicial, foi despejado do terreno onde estava instalado, já que a fábrica formara o seu próprio time, denominado Manufatora Atlético Clube, posteriormente mudado para Associação Desportiva Niterói. O Manufatora simplesmente ficou com tudo o que o Byron construiu no terreno alugado.

Enfraquecido, enfrentou duas mudanças de sede, culminando por abandonar o futebol, em 1953, vindo a se dedicar apenas ao boxe, basquete e eventos sociais. Em 1978, a sede foi derrubada para a ampliação da BR-101, e seus sócios decidiram não reerguê-lo em outro local, encerrando uma história de mais de 60 anos.

Os títulos mais relevantes fora: Campeão Fluminense de Futebol; Campeonato da AFDT, em 1917;

LSF, em 1922, 1924 e 1925;

ANEA, em 1928;

LNF, em 1934 (este último na era profissional);

Campeonato Niteroiense de Futebol, em 1928 e 1934 (este último, profissional).

 

FONTES: O Imparcial – O Fluminense – Wikipédia

2 pensou em “Byron Football Club – Niterói (RJ): Foto de Zizinho, nos anos 30

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Obrigado pelas palavras, Roberto!
    Vc tem uma história muito rica da tua família!
    A Biblioteca Nacional possui milhares de jornais que ainda não foram pesquisados!
    Lá vc teria um acervo para realizar uma pesquisa ímpar!
    Um forte abraço!

  2. Roberto Alexandre

    Parabéns pelo registro.
    Meu avô jogou no Byron, primeiro no time de futebol e depois no de basquete. Minha mãe foi rainha do baile. E Zizinho que carregava as chuteiras dele ( como diz minha mãe) era primo de uma tia.
    Eu também tenho o desejo particular de pesquisar sobre isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *