Leão do Morro Futebol Clube – Vila Beatriz – Zona Oeste – São Paulo (SP)

“Os morros e planaltos de Pinheiros eram cortados pelo Córrego do Rio Verde, que nascia perto de onde se localizam hoje a Avenida Doutor Arnaldo e a Rua Oscar Freire, desaguando no Rio Pinheiros, junto ao atual Shopping Center Iguatemi (PEZZOTTI, s/d). Também nessa topografia extremamente acidentada, localizava-se o Córrego das Corujas. Ambos atualmente passam quase despercebidos devido às canalizações e grandes trechos enterrados de seus leitos, porém antes eram as barreiras naturais que delimitavam o território que originou a Vila Madalena. Já no início do século XX, as localidades do lado oeste do Córrego do Rio Verde, compreendendo parte do Vale das Corujas, constituíam o Sítio do Rio Verde. Conta-se que o proprietário era um português que dividiu as terras entre suas três filhas: Ida, Beatriz e Madalena, as quais deram origem aos nomes dos atuais bairros Vila Ida, Vila Beatriz e Vila Madalena”.

Texto extraído da Pesquisa Científica elaborada por Débora Jun Portugheis, em julho de 2014, para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de são Paulo sob o título “VILA MADALENA: POLO DE COMÉRCIO, LAZER E CULTURA”

Dorinho (meia-esquerda) e Gas Braz (quarto zagueiro)

Crônica de autoria de Samuel dos Santos Polonio, publicada em 19 de julho de 2012.

“Lembrança da Vila Madalena”

“No ano de 1958 cheguei ao Brasil vindo de Portugal com seis anos de idade e, por sorte, vim morar na Rua Arapiraca nº 27 Vila Beatriz subdistrito de Vila Madalena.

Perto da minha casa ficavam os campos do Leão do morro, 7 de Setembro e o 1º de maio, que permaneceram até o ano de 1969 com o início da construção do Conjunto habitacional Natingui (B.N.H).

Brincadeiras não faltavam e eu jogava futebol o dia inteiro. Com 13 anos joguei no Dente de Leite do Leão do Morro, com grandes craques como: Gino, Ivo, Paulé, Pedro, Tonhão, Zé Valter, Reis, Carioca e Ademir, lembro-me dos grandes festivais e jogos do Leão do Morro (campeão varzeano em 1962 contra o Botafogo do Carrão e vice campeão em 64), principalmente o jogo final contra o Brasil de Pinheiros do craque Dorinho no campeonato de 1969, o jogo foi transmitido pela iniciante TV Globo no campo do 1º de Maio.

O torneio chegou ao fim com o Leão ganhando o jogo por 3 a 2 consagrando-se campeão. O Leão do Morro foi um dos principais times de várzea de São Paulo e teve grandes craques como: Miura, Carminho, Gáz Braz, Elinho, Zé Negão, Sábia, Dorinho, Delem, Roberto, Palito, Zinho, Mingo, Paulinho e não esquecendo o técnico Bonecão e o Álvaro (Barbeiro), um grande diretor”.

Fontes: Gazeta Esportiva Ilustrada, Pesquisa Científica “Vila Madalena: Polo de Comércio, Lazer e Cultura” e Samuel dos Santos Polonio.

5 pensou em “Leão do Morro Futebol Clube – Vila Beatriz – Zona Oeste – São Paulo (SP)

  1. Osmar Anastácio

    Eu conheci, muito esse time, um time espetacular, eu não era do Leão. Mais assisti grandes jogos do Leão do Morro. Eu pertencia ao 1° de Maio porque meu pai era um dos dirigentes ele era conhecido como Metralha. Mais tinha tbm o 7 de Setembro que era a paixão do Sr. Zé Leiteiro, esses três times jogavam aos domingos como era bom. E aos sabados, tinha os times do Serepi, Dirigido pelo seu Vicente, tinha tbm o Serra Negra, uma das camisas de futebol mais bonita que ja vi. Vi muitos caras bom de bola nascerem nesses campos. Alguns que lembro. Sabiá, Palito, Dorinho, Pedrinho, Gue(ministro), Belo e Belinho, Esquerdinha,Carminho, Lelé, Tico, Carioca, e outros que não lembro, mais um cara que foi muito craque e não posso esquecer era o Helinho, acho que foi o melhor centroavante que vi jogar, enfim era bom de mais aos sabados e domingos tinhamos futebol. Pena que tudo isso acabou. Quem viu aplaude ate hoje. Quem não viu tem que procurar a historia.. Isso não sai da memoria.

  2. Rogério Romani

    Eu ví esse jogo da Final em 1964 no campo do 1º de Maio, Leão do Morro 3 x 2 Brasil de Pinhiros que começou ganhando por dois a zero e levou a virada, o campo do Brasil de Pinheiros era no areião onde hoje é o Shoping El Dourado na Eusébio Matoso, era um timão também.

  3. Shirlei Cristina Oliveira

    Procuro meu pai conhecido como zelao.
    Ele frequentava esse clube e tinha 2.3 metros de altura.Se alguém lembra por favor me ajude a achar ele.
    Fui adotada e perdi o contato.
    Tiha um irmão chamado Paulo Sérgio zaga
    Desde já agradeço
    Shirlei

  4. Toninho Sereno Autor do post

    Obrigado Ielo pelos elogios.

    São incentivos para que a gente possa continuar a trabalhar cada vez mais.

    Grande abraço

    Toninho Sereno

  5. Antonio Mario Ielo

    Sergio, Toninho e amigos,

    Excelente artigo, não só pela publicação do escudo e do uniforme, mais principalmente pelo texto, descrevendo a geografia do local de origem do Leão do Morro FC, da vivencia no bairro, os rios que foram “tubados”, os campos e clubes próximos, com belas lembranças: “com 13 anos joguei no Dente de Leite do Leão do Morro”, a origens do nomes das Vilas, destacando a famosa “Vila Madalena”, muito frequentada, com seus bares e restaurantes e o campeonato varzeano inesquecível para o clube, com a curiosa transmissão da iniciante TV Globo em 1969.

    Parabéns,

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *